São Borja monitora a quinta ocorrência de cheia do Rio Uruguai esse ano
Equipe da Prefeitura e da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil iniciou a semana monitorando um novo evento de cheia do rio Uruguai em São Borja. Com as chuvas recentes no norte do Estado e em Santa Catarina, todos os municípios da Fronteira Oeste gaúcha estão em estado de alerta. Na área do Cais do Porto em São Borja as águas chegaram a 7,52 centímetros, baixando, porém, 30 centímetros nesta segunda-feira (22/08).
O coordenador municipal da Defesa Civil e secretário de Infraestrutura, Moacir Tiecher, diz que é preciso manter atenção redobrada, já que famílias na área ribeirinha podem ser atingidas, caso a elevação das águas registre repique. Depois de nível bastante baixo devido à seca, durante quase dois anos, em 2022 já foram registradas cinco ocorrências de enchente. No evento de maior proporção, o rio chegou a 12,32 metros acima do normal e em uma das cheias houve repique.
Tiecher observa que é necessário manter vigilância em relação à evolução do quadro. Ele explica que, diante da previsão de cheia, famílias moradoras no Cais do Porto e vilas do bairro do Passo precisam ser removidas das suas casas em áreas ribeirinhas.
Mais de uma vez, este ano, dezenas de pessoas foram atingidas, precisando ser alojadas em residências de parentes. Quando necessário, as famílias são levadas para o Ginásio Esportivo Cleto Dória de Azambuja.
Redes Sociais