Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Agricultura municipal segue aprimorando inspeção de produtos de origem animal
Início do conteúdo da página

Agricultura municipal segue aprimorando inspeção de produtos de origem animal

Publicado: Terça, 23 Agosto 2022 09:31 | Última Atualização: Terça, 23 Agosto 2022 09:31

 

A Secretaria Municipal da Agricultura segue implementando ações que garantam maior segurança de inspeção e qualidade aos produtos beneficiados de origem animal. Nesse sentido, a veterinária Patrícia do Amaranto participou de um curso em Porto Alegre, visando ao aprimoramento operacional do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A capacitação foi na Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), através da escola de formações na instituição.

O curso na capital foi sobre rotulagem de produtos. No caso de São Borja, estão envolvidos itens como carnes e derivados, assim como leite e ovos e seus derivados. Também integram a lista derivados da produção da apicultura.

Com base no curso - diretrizes técnicas e da legislação -, agora serão repassadas orientações práticas aos fiscais que operam nas empresas no município credenciadas no SIM. O Departamento de Inspeção municipal da secretaria tem como meta que as próprias empresas agroindustriais tenham autonomia técnica para entregar aos consumidores produção de qualidade e com toda a segurança sanitária recomendada. Mesmo assim, duas veterinárias seguem com orientações, fiscalizações de rotina e acompanhamentos às agroindústrias.

O secretário da Agricultura, Eugênio Dutra, ressalta que as agroindústrias habilitadas no Sebrae têm prazo até novembro para receber bônus de desconto de 60% para realizar exames laboratoriais. O secretário ainda ressalta que o aprimoramento e a regularização completa no SIM são indispensáveis para encaminhar solicitação de credenciamento ao SUSAF. O Susaf é o sistema de inspeção estadual e a habilitação, uma vez formalizada, permitirá que a produção possa ser comercializada, além de São Borja, em todo o Rio Grande do Sul.



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página