Saúde municipal intensifica ações na atual Campanha de Multivacinação
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem intensificando a divulgação em torno da Campanha Nacional de Multivacinação que está em andamento. A aplicação de doses de vacinas em atraso, incluindo a poliomielite, começou em 08 de agosto e vai até 09 de setembro, no município e no país. Para aplicar as doses, devem ser procuradas a Central de Vacinas ou as Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
A Campanha de Multivacinação visa à aplicação de doses em atraso a crianças e adolescentes com idade até 15 anos incompletos. Já a vacina contra a paralisia infantil destina-se a crianças até cinco anos incompletos. Nesta faixa etária são indicadas 2.955 crianças no município. O Ministério de Saúde estabelece que a campanha atinja cobertura vacinal de 95% desse público.
A secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro, ressalta que, até agora, a vacinação contra a pólio atinge 43,01% após o Dia D da campanha que aconteceu no sábado, 20/08. “Houve uma boa resposta no fim de semana, mas o índice ainda precisa aumentar. E, nesse sentido, a conscientização da comunidade será decisiva e indispensável”, ressalta a secretária.
O prefeito Eduardo Bonotto reforça o apelo: “Prevenir é sempre o melhor remédio, por isso, pedimos que a população vá se vacinar e com isso, aumentemos os índices de imunização no nosso município. A saúde coletiva depende de cada um de nós”.
No sábado do Dia D, foram aplicadas 1.271 doses contra a pólio em crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias. Foram mobilizadas as equipes das ESFs e a Central de Vacinas.
A coordenadora da Central de Vacinas, Caren Vidal, chama a atenção para os horários de funcionamento das unidades de saúde de segunda à sexta-feira. A Central de Vacinas, no antigo Hospital São Francisco, atende das 07h às 12h e das 13h às 16h. Já as ESFs funcionam das 08h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Após a realização do Dia D, no último sábado, agora equipe da Secretaria Municipal de Saúde está indo também às escolas. Para tanto, está havendo acerto prévio com as direções escolares, que recebem explicação sobre o procedimento e após, comunicam os pais e pedem a autorização para administração da vacina na Escola. Depois, além da aplicação de doses preventivas da gotinha contra a paralisia infantil, também é feita revisão das carteiras de vacinação das crianças.
Nesta segunda-feira (22) está sendo atendida a Escola Franco Baglioni, no interior do município. Já na terça-feira (23) será a vez da Escola Apparício Silva Rillo e na quarta-feira (24) o atendimento será na Escola Arneldo Matter. Para 25 de agosto (quinta-feira) está agendado atendimento à Escola Olavo Bilac e na sexta (26) na Escola Tricentenário.
A recomendação é que as demais escolas que ainda não fizeram o agendamento da equipe da vacinação, façam a solicitação. Para isso, as direções das escolas devem encaminhar pedido e fazer confirmação na Central de Vacinas, localizada no antigo Hospital São Francisco.
Redes Sociais