Prefeitura e RGE trabalham em parceria para a implantação de Programa de Arborização+Segura em São Borja
Com a finalidade de proporcionar mais segurança à comunidade com o plantio de árvores adequadas e que não demandam podas, evitando assim acidentes ou até mesmo falhas no fornecimento de energia, na última quarta-feira (17/08), os representantes da RGE, Consultor de negócios José Pedro Ortiz Santiago e o Técnico de Obras Ivonir Rocha do Amaral, apresentaram ao Prefeito em exercício na oportunidade Roque Feltrin, o Programa Arborização+Segura, Arborização em harmonia com a cidade.
Os representantes da RGE explicaram para o Prefeito em Exercício, que o programa busca a harmonia da rede elétrica com a arborização da cidade, evitando possíveis acidentes ou falhas, prevendo a substituição das árvores de grande porte, visto que os galhos em contato com a rede elétrica, além de falta de energia podem causar graves acidentes.
O prefeito em exercício Roque Feltrin, ressaltou que o município tem muita preocupação no que tange o bem-estar da comunidade, em relação as árvores em contato com os fios de energia, bem como, no replantio das possíveis retiradas de árvores dos locais que possam apresentar riscos. “Vejo que este programa Arborização+Segura da RGE, apresenta a preocupação em relação a preservação do nosso meio ambiente, na beleza das nossas ruas e na segurança de nossos munícipes. O programa de arborização sem dúvidas inovará em diversos aspectos, incluindo o plantio de espécies de árvores adequadas para cada local”, afirma.
O Consultor da RGE Pedro Ortiz Santiago, ressalta que cada tipo de árvore que se encontra em situação de risco será substituída ou compensada de acordo com critérios previamente estabelecidos. O programa prevê que a concessionária de energia ficará responsável pelo trabalho de análise técnica das árvores que apresentam risco à rede e necessitam a sua retirada. Como compensação, a RGE executará o plantio de espécies com porte compatível às estruturas urbanas, minimizando eventuais riscos à população. Além disso, a compensação sempre será realizada com uma quantidade superior das árvores que forem suprimidas.
A ação, se aprovada, será desenvolvida em conjunto com as secretarias de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Planejamento.
Estiveram presentes na ocasião o Secretário da SMIESUST, Moacir Tiecher, o Secretário da SMAMA Eugênio Dutra, juntamente com os servidores da pasta Rosângela Brum e Wagner Galle, a Diretora de Planejamento Caroline Cogo juntamente com o engenheiro elétrico da Prefeitura Henrique Stein.
Fotos: Ritieli Ramos/ Decom
Redes Sociais