Vacina contra poliomielite passa a ser aplicada em escolas mediante autorização de pais ou responsáveis
A Secretaria Municipal de Saúde através da Central de Vacinas segue intensificando a Campanha Nacional de Multivacinação que está em andamento. Os agentes de saúde estão aplicando a imunização (gotinhas), contra poliomielite nas escolas do município, em crianças de até cinco anos incompletos com a autorização de pais ou responsáveis.
Segundo explica a coordenadora da Central de Vacinas, enfermeira Carem Vidal, após a conferência das carteirinhas de vacinação são identificadas as crianças que ainda não foram imunizadas. A partir daí, a escola entra em contato com os pais ou responsáveis explicando a importância da vacinação e solicitando a autorização para que as gotinhas sejam aplicadas na escola pela equipe da Saúde.
Além disso, as vacinas em atraso podem ser aplicadas até dia 09 de setembro. Para aplicar as doses, devem ser procuradas a Central de Vacinas ou as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A Central de Vacinas, no antigo Hospital São Francisco, atende das 07h às 12h e das 13h às 16h. Já as ESFs funcionam das 08h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
A poliomielite, conhecida também como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou pelo contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal.
A prevenção da poliomielite, que em seu estado grave pode levar a morte, é através da vacina. Por isso a Secretária de Saúde Sabrina Loureiro faz um apelo: “a pólio é uma doença muitas vezes silenciosa que causa grave paralisia e pode levar à morte, com isso é importante que pais e responsáveis estejam atentos às campanhas de vacinação. Agora com a imunização nas escolas, pedimos que realizem a autorização, já que essa é a única maneira de proteger as crianças contra a paralisia infantil”, afirmou.
O Prefeito Eduardo Bonotto incentiva os pais e responsáveis a manterem as vacinas de seus filhos em dia. “Vacinar é proteger nossas crianças, é importante que nós como pais estejamos sempre atentos a carteira de vacina de nossos filhos, as campanhas de vacinação estão sendo intensificadas, leve seu filho na Central de Vacinas ou na sua ESF e mantenha a vacinação em dia”, pede o Prefeito.
Redes Sociais