Central de Vacinas segue visitando escolas e atualizando as carteiras de vacinação dos estudantes
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Central de Vacinas, está realizando visitas nas escolas do município a fim de revisar as carteiras de vacinação e realizar a imunização contra Poliomielite nas crianças autorizadas pelos pais e responsáveis. Hoje, quinta-feira (25/08), os agentes de saúde estão no turno da manhã e tarde na Escola Estadual Técnica Olavo Bilac e os estudantes que esqueceram a carteira de vacina no turno da manhã poderão apresentá-la no turno da tarde. Amanhã, sexta-feira (26/08), a visita será na Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário.
Na próxima semana, as visitas iniciam já na segunda-feira (29/08), com o Instituto Estadual Padre Francisco Garcia. Na terça-feira (30/08), a visita será na Escola Estadual de Ensino Médio Timbaúva e na quarta-feira (31/08), os agentes de saúde estarão na Escola Estadual de Ensino Fundamental Viriato Vargas. Na quinta-feira (01/09), a instituição visitada será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubaldo Sorrilha da Costa. As visitas da semana se encerram na sexta-feira (02/09), com a Escola Municipal de Tempo Integral Bom Sucesso.
As escolas estão informando os pais e responsáveis sobre a realização das visitas, bem como enviando um pedido de autorização para que alunos de até cinco anos não imunizados contra Poliomielite possam tomar as gotinhas de imunização. A Poliomielite, conhecida também como Pólio ou Paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou pelo contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal.
O Prefeito Eduardo Bonotto incentiva as visitas e faz um apelo aos pais e responsáveis: “é de extrema importância que se mantenha as carteiras de vacinação das crianças atualizadas. A visita da Central de Vacinas nas escolas é uma maneira de proteção, muitas doenças graves são evitadas com as vacinas, é importante também que os pais de crianças ainda não imunizadas contra a Paralisia Infantil enviem a autorização, imunizar é proteger”.
As vacinas em atraso podem ser aplicadas até dia 09 de setembro. Para aplicar as doses, devem ser procuradas a Central de Vacinas ou as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A Central de Vacinas, no antigo Hospital São Francisco, atende das 07h às 12h e das 13h às 16h. Já as ESFs funcionam das 08h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Redes Sociais