Página inicial > Últimas Notícias > Censo Demográfico 2022 está sendo realizado em São Borja

Censo Demográfico 2022 está sendo realizado em São Borja

Publicado: Quarta, 31 Agosto 2022 09:51 | Última Atualização: Quarta, 31 Agosto 2022 09:51

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando desde o início do mês de agosto, em todo o país, o Censo Demográfico. Em São Borja, a pesquisa está sendo aplicada por 44 recenseadores e 6 supervisores do IBGE, que visitam as residências da população. Para tratar sobre o assunto, o prefeito em exercício Roque Feltrin recebeu na segunda-feira (29/08), o coordenador de área do Censo Demográfico, Francisco Jorge Bofill Filho e o Agente Censitário Municipal, Weslei Medeiros da Rosa.

Eles explicaram ao prefeito em exercício, que em São Borja os recenseadores estão encontrando um pouco de resistência por parte da população em recebê-los para responder ao questionário e alertaram sobre a importância das pessoas responderem as perguntas e sobre a segurança dos dados. Segundo eles, a população não precisa ficar apreensiva em receber os recenseadores que estão devidamente identificados, a fim de proporcionar total segurança aos entrevistados.

Os recenseadores sempre estarão de uniforme, que consiste em um colete azul marinho. Em sua frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e sua função. Também é possível fazer a confirmação no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181. Para confirmar a identidade do recenseador, basta conferir o crachá com o QR Code.

O Censo é a aplicação de um questionário de pesquisa que busca dados na intenção de traçar um perfil sobre os brasileiros, a fim de aprimorar estudos e adaptar políticas públicas conforme a necessidade da população brasileira. A pesquisa é realizada a cada 10 anos, no entanto, o Censo Demográfico 2022 está acontecendo com um atraso de dois anos por conta da pandemia de Covid-19.

A importância da participação popular no Censo é primordial, um exemplo de sua importância são os acontecimentos da pandemia em que muitas cidades receberam menos doses de vacinas do que o necessário, por conta dos dados defasados. O último Censo ocorreu em 2010 e desde então o país passou por muitas mudanças, como migrações internas e externas e envelhecimento da população, esses dados impactaram na distribuição de vacinas.

O prefeito em exercício, Roque Feltrin, lembra que a implementação de políticas públicas é realizada utilizando informações colhidas por meio dos questionários do Censo. “Muitos repasses de recursos federais e estaduais para o município dependem da quantidade de população para que sejam distribuídos corretamente, são recursos para saúde, educação, segurança, infraestrutura e saneamento básico”, explica Feltrin.

O coordenador de área do Censo em São Borja, Francisco Jorge Bofill Filho, ressalta que o questionário (básico), tem 26 perguntas e leva uns cinco minutos para ser respondido. “Uma minoria, cerca de 10% dos casos, vai responder o questionário de amostra com 77 questões, ele leva em média 14 minutos para ser respondido”, informa.

O Prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto também faz um apelo para que a comunidade receba os recenseadores e responda o questionário: “o Censo é realizado de 10 em 10 anos e é de suma importância que a população participe, é a partir dele que é possível compreender a realidade do país e adequar políticas públicas para suprir as necessidades dos brasileiros, os dados do Censo tem impacto em tudo, desde o repasse de recursos para o município até acesso a serviços de saúde, saneamento básico, educação, geração de renda e condições de vida, etc”, afirmou.

Para mais informações acesse o site do Censo 2022 e saiba tudo: https://censo2022.ibge.gov.br/