Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento cultural marcará o Dia do Jovem Tradicionalista
Início do conteúdo da página

Evento cultural marcará o Dia do Jovem Tradicionalista

Publicado: Sexta, 02 Setembro 2022 09:18 | Última Atualização: Sexta, 02 Setembro 2022 09:18
imagem sem descrição.

São Borja é conhecida nacionalmente como a Capital Gaúcha do Fandango e pelos muitos bailes realizados durante a Semana Farroupilha. Em 2022, na retomada dos Festejos Farroupilha, após dois anos de pandemia, serão cerca de 60 bailantas a animar o público nas entidades tradicionalistas e piquetes da cidade.

No entanto, o município, através das entidades tradicionalistas, desenvolve muitos outros projetos e ações em prol da cultura gaúcha. Um deles, acontecerá no próximo dia 05 de setembro, quando será realizada a primeira ação do Projeto “Sentinelas da Cultura – Resgatando e Construindo histórias”.

Trata-se de uma roda de conversa que marcará o Dia do Jovem Tradicionalista. O evento acontecerá às 19h, no Centro Nativista Boitatá, com o tema “Os Jovens de ontem e de hoje”, reunindo os 5 tradicionalistas homenageados nas últimas Semanas Farroupilha de São Borja.

Estarão presentes Cirio Nei Gauna (homenageado 2022); Denise Morgental (homenageada em 2021); Lucélio Fortes da Silva (homenageado em 2019); Antônio Aguilar, representado por seu irmão José Maria Aguilar (homenageado em 2018) e Nídia Maria Rocha Bogo (homenageada em 2017). A mediação da conversa será feita por Daniele Balbueno.

O projeto é desenvolvido pelos Departamentos Culturais das entidades e tem como objetivo envolver o jovem tradicionalista em atividades que visem a difusão da cultura e do legado dos antepassados. Segundo as organizadoras, será uma oportunidade de compartilhamento das trajetórias tradicionalistas dos convidados.

A atividade também tem cunho social, pois ao participar do evento, as pessoas poderão colaborar com 1 litro de leite como ingresso, que posteriormente serão doados ao Asilo São Vicente de Paula.

O Prefeito Eduardo Bonotto parabeniza as entidades pela iniciativa: “São Borja é conhecida pelos bailes gaúchos, mas nós sabemos que as nossas entidades tradicionalistas desenvolvem um trabalho muito mais amplo em prol da nossa cultura, do que apenas bailes. Esse belo projeto é um grande exemplo das ações que acontecem dentro das nossas entidades. Em nome do Poder Executivo, parabenizo as organizadoras e desejo sucesso nessas e nas próximas ações que serão realizadas”.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página