Página inicial > Últimas Notícias > Desfiles cívicos voltam movimentar São Borja após dois anos

Desfiles cívicos voltam movimentar São Borja após dois anos

Publicado: Segunda, 05 Setembro 2022 10:27 | Última Atualização: Segunda, 05 Setembro 2022 10:27

Nem as baixas temperaturas no fim de semana, afastaram o público. Aproveitando o tempo firme e de sol radiante, os são-borjenses em grande número assistiram e participaram dos dois desfiles cívicos realizados em homenagem à Independência do Brasil. No sábado (03/09), o ato foi no bairro do Passo e no domingo (04/09), na localidade de Ivaí. São Borja retoma a realização das paradas cívicas depois de dois anos de suspensão, devido às restrições provocadas pela pandemia da Covid-19.

A retomada dos desfiles teve ainda outras motivações adicionais. Em âmbito nacional, celebra-se o bicentenário de Independência do Brasil. Já São Borja comemora outro evento histórico – o aniversário dos 340 anos da sua formação histórica.

O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que, “sinalizando a superação da pandemia, precisamos sair às ruas para exteriorizar nosso espírito de brasilidade.” O prefeito lembra que ainda há dois importantes momentos de celebração do civismo – um no interior do município e outro na cidade. “Reúna sua família, os seus amigos e venha fazer a festa conosco”, convida.

Já o presidente da comissão central dos eventos e secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, avalia que “É uma festa completa de civismo e de cidadania, apresentando aos jovens o ato de amor a pátria”.

O primeiro desfile no sábado, a partir das 15h, foi na Rua Francisco Miranda, com palanque montado em frente à Praça Assis Brasil. Dezenas de representações participaram, entre elas unidades do Exército e forças de segurança. Na sequência se apresentaram escolas, universidades e instituições esportivas, culturais e comunitárias.

Estiveram presentes no ato o vice-prefeito Roque Feltrin, o Chefe de Gabinete da Prefeitura Reinaldo Garcia, o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Adão Santiago, além dos vereadores, Élvio Feltrin, Lindolfo Hardt, André Dubal, Edson Damião e Paulo César (Cardial), também estiveram no ato o Subcomandante de Engenharia Major Paulo Façanha da Cruz, Brigada Militar representada pela Ten. Kely Ribas Rocha Ribas, o comandante da 1ª CIA do 11º Batalhão de Bombeiro Militar Sede Santo Ângelo, Cap. Renan Porch Messa, a coordenadora da 35ª CRE Sandra Franco, além dos secretários municipais Caroline Cogo, Moacir Tiecher, Eugênio Dutra e o Consultor Jurídico Marcos Rogério.

Já a segunda parada cívica foi no domingo (04), na localidade de Rincão do Ivaí. Oito diferentes representações prestaram suas homenagens à Pátria. Desfilaram unidades militares do Exército e depois o Corpo de Bombeiros. Depois apresentaram-se escolas das redes municipal e estadual, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

Estiveram presentes no desfile o vice-prefeito Roque Feltrin, os vereadores Élvio Feltrin, Djalma Pires Junior, comandante da 1ª CIA do 11º Batalhão de Bombeiro Militar Sede Santo Ângelo, Cap. Renan Porch Messa, a coordenadora da 35ª CRE Sandra Franco.

O terceiro desfile este ano será nesta terça-feira (06/09), às 14h30min, na localidade de Samburá. O evento reunirá 10 diferentes representações, começando pelo Exército e tendo na sequência o Corpo de Bombeiros. Escolas municipais e estaduais, de Ensino Médio e Ensino Fundamental, completarão o roteiro da apresentação.

A quarta e maior parada cívica acontecerá no dia 07, quarta-feira, a partir das 8h, na Rua General Marques, centro da cidade. Militares das unidades locais do Exército abrirão a manifestação, seguidas de representações das forças de segurança. No total, serão mais 50 apresentações – o maior número de escolas de Ensino Médio e Fundamental – públicas e privadas – e universidades, além de entidades culturais, esportivas e de prestação de serviços comunitários.

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 10 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre