Página inicial > Últimas Notícias > Acontece amanhã o Dia D Valorização da Vida

Acontece amanhã o Dia D Valorização da Vida

Publicado: Quinta, 08 Setembro 2022 10:28

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo diversos eventos alusivos a Campanha Setembro Amarelo com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. Amanhã, sexta-feira (09/09) acontecerá o Dia D Valorização da Vida, na Praça XV de Novembro nos turnos da manhã e tarde, das 08h às 12h e das 13h às 16h, com diversas atividades ministradas pela equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e do Hospital Ivan Goulart (HIG), visando a prevenção do suicídio em adultos, adolescentes e crianças.

Em São Borja, a campanha Setembro Amarelo acontece nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Nas redes sociais da Prefeitura Municipal está acontecendo a promoção de postagens informativas e a divulgação dos eventos de todo o mês de setembro.

O tema da campanha de 2022 é “A vida é a melhor escolha!”. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Praticamente 100% dos casos de suicídio se relacionam às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

“Os âmbitos da saúde de nossa Gestão estão preparados para acolher quem precisa, por isso as pessoas não precisam ter medo de pedir ajuda, participem do Dia D, a vida é a melhor escolha!”, enfatiza o Prefeito Eduardo Bonotto convidando toda população a participar do evento.

A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro destaca a importância da campanha Setembro Amarelo: “Em São Borja estamos fazendo o possível para conscientizar sobre o tema do suicídio, buscamos formas de ajudar quem precisa, informando e realizando tratamento psicológico quando necessário”.