Página inicial > Últimas Notícias > Desfile Tradicionalista é destaque em São Borja no Mês Farroupilha

Desfile Tradicionalista é destaque em São Borja no Mês Farroupilha

Publicado: Terça, 13 Setembro 2022 17:04

Como Capital Gaúcha do Fandango, São Borja realiza uma das programações mais amplas e diversificadas da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. As atividades vêm desde agosto e se estendem até 20 de setembro. Um dos pontos altos é o Desfile Tradicionalista, no dia 20, a partir das 14h. A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL) promoveu reunião, esta semana, com as entidades tradicionalistas para ajuste dos detalhes finais em relação ao evento.

A apresentação será na Rua General Marques, com palanque montado na Praça XV de Novembro. O trajeto do desfile será entre a Rua Cabo Pedroso, com dispersão na Mancias Alves. Serão cinco entidades tradicionalistas a desfilar – CTG Tropilha Crioula, Centro Nativista Boitatá, CFTG Farroupilha, PTG João Manoel e CTG Revivendo a Tradição. A essas entidades estão agregados dezenas de piquetes tradicionalistas. Ainda desfilam instituições da área de segurança pública, entidades civis e depois as representações tradicionalistas.

Em relação às entidades tradicionalistas, primeiro desfila o Centro Nativista Boitatá e na sequência, o CFTG Farroupilha. Depois será a vez do PTG João Manoel, vindo a seguir o CTG Tropilha Crioula e finalmente o CTG Revivendo a Tradição. Os piquetes agregados apresentam-se acompanhando a respectiva entidade.

O patrono da Semana Farroupilha e do Mês Farroupilha, este ano, em São Borja, é Círio Nei Gaúna, representante do CTG Revivendo a Tradição da localidade de Sarandi. O patrono é indicado obedecendo critério de rodízio entre as entidades tradicionalistas. O desfile será temático como em anos anteriores e em 2022 exaltando as diversas etnias formadoras da cultura gaúcha. São Borja resgatas, através do desfile, etnias como dos italianos, alemães, açorianos, espanhóis e poloneses.

A projeção é de que o desfile conte com dezenas de cavalos. Por segurança sanitária, porém, esses animais devem estar acompanhados de Guia de Trânsito, expedida pela Inspetoria de Defesa Agropecuária. Essa guia é fornecida após exame veterinário do animal e a certificação de que não tenha patologias, uma delas o mormo.

A secretária de Cultura, Vânia Alves Cardoso, aposta em condições favoráveis de tempo e clima para um desfile de grande participação pública. Lembra que, “há semanas, estamos trabalhando nos eventos farroupilhas e São Borja, mais vez, mostrará por que é destaque e Capital Gaúcha do Fandango.”

O prefeito Eduardo Bonottto observa que “o status de Capital Gaúcha do Fandango é uma marca que nos distingue em todo o Rio Grande do Sul, como uma referência de toda a cultura sul-riograndense.” Acrescenta que, “graças a esse rico potencial, entregamos uma programação de qualidade e diversificada, atraindo atenções e visitantes de todo o Sul do País.” O prefeito diz que esse “patrimônio cultural ao mesmo tempo reflete-se em potenciais de demandas na cidade em relação às vendas no comércio e ao incremento na rede hoteleira e gastronômica, por exemplo”.