Página inicial > Últimas Notícias > Palestras, almoço e baile vão assinalar a Semana do Idoso

Palestras, almoço e baile vão assinalar a Semana do Idoso

Palestras com orientações e debates, eventos recreativos e de integração, marcarão a programação da Semana do Idoso em São Borja, de 26 de setembro a 1º de outubro. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) é uma das instituições coordenadoras da programação, mas em parceria com todos os demais setores e serviços formadores da rede de atendimentos.

Além do núcleo de gestão, a SMDS estará representada pelo CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), pelos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e pelo Cadastro Único de Famílias (CadÚnic0). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também participa das ações através do Centro Especializado em Reabilitações (CER) e o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF). Ainda integram a rede de serviços o Conselho Municipal do Idoso, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Asilo São Vicente de Paula.

“No limite das nossas possibilidades, estamos empreendendo o melhor dos nossos esforços para manifestar nosso afeto e gratidão aos idosos”, pontua a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luciane Bidinoto.

Já o prefeito Eduardo Bonotto reitera o seu permanente apreço, respeito e dedicação aos idosos, lembrando que “é um dos segmentos mais representativos na comunidade e que, por isso, tem recebido nossa permanente atenção, reverência e agradecimentos.”

A partir do dia 26 deste mês haverá uma rodada de palestras através dos CRAS, com abordagem de Aline Faé Schirmer, do CER. Ela falará sobre ‘cuidados e prevenções de quedas’, tendo os idosos como principal público alvo.

No dia 26 a palestra será no CRAS Centro, às 14h30mim. No dia 27 o mesmo tema será abordado no CRAS Paraboi, às 16h30min. Já no dia 28 de setembro a abordagem será no CRAS Leonel Brizola, às 14h. No dia 29 a representante do CER fará palestra no CRAS Arneldo Matter, às 14h, evento também aberto ao CRAS Passo. Os Idosos das ESFs também podem participar das palestras.

No dia 30 as atividades serão desenvolvidas no Centro Nativista Boitatá. No local ocorrerá o evento ‘viver bem na melhor idade’. A partir das 9h haverá serviço de transporte desde o CRAS Centro passando pelo CRAS Paraboi. Também será oferecido transporte saindo do CRAS Leonel Brizola, às 9h, e passando pelo CRAS Arneldo Matter. A programação no Boitatá terá início às 9h30min.

Ao longo da manhã serão desenvolvidas atividades recreativas e de integração. Às 12h será servido almoço, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A preparação será por equipes do 2º RC Mec, tendo no cardápio feijoada, arroz, farofa, laranja e pão.

Às 13h haverá escolha da Rainha da Melhor Idade, com inscrição de duas representantes por CRAS. Na sequência, terá início um baile com a Banda Baile do 2º RC MEC e às 16h será servido bolo comemorativo ao Dia do Idoso, que é comemorado 1º de outubro.