Página inicial > Últimas Notícias > Chegada da Chama Crioula em São Borja reúne centenas de tradicionalistas na Praça XV de Novembro

Publicado: Quarta, 14 Setembro 2022 10:11
Foto: Mariana Diel/ Estágio DECOM

A tarde desta terça-feira (13/09), foi marcada pela chegada da Chama Crioula e o início da Semana Farroupilha na Capital Gaúcha do Fandango. A Chama, que representa a tradição gaúcha, foi trazida do município de Tucunduva até São Borja pelo grupo de cavalarianos Cavaleiros da Fronteira, onde foi entregue pelo Capataz Geral do CN Boitatá ao 1º Piazito Farroupilha da 3ºRT, Afonso Balbueno da Silva que realizou o acendimento da mesma na pira da Plataforma Cívica Teotônio Vilela.

Após o acendimento da Chama Crioula na pira, a centelha foi distribuída para as Entidades Tradicionalistas e seus Piquetes agregados. Neste ano, além das programações nas Entidades Tradicionalistas durante todas as noites da semana, atividades culturais e artísticas em parceria da Prefeitura e as Entidades, ocorrerão na Praça XV de Novembro das 9h até às 15h.

Na quarta-feira (14/09), sob responsabilidade do CTG Tropilha Crioula, a animação será do Baile de Fronteira. Na quinta-feira (15/09), o CFTG Farroupilha comanda as atividades com a animação do Grupo Liberdade. Na sexta-feira (16/09), o CN Boitatá se faz presente com a animação de Kátio Medeiros e Grupo Gaita Gaúcha. Já no sábado (17/09), o PTG João Manoel em conjunto com o CTG Revivendo a Tradição comandam as atividades, com animação de Cássia Abreu. Na segunda-feira (19/09), a programação fica sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo com parceria dos Casais Fandangueiros do município. E para encerrar a programação, para o Dia do Gaúcho, na comemoração da Revolução Farroupilha, terça-feira (20/09), está previsto o Desfile Farroupilha, com início às 14h e logo após o desfile a extinção da Chama Crioula.

O Prefeito em Exercício, Roque Feltrin agradeceu a presença de todos em seu discurso: “ver tantas pessoas reunidas na Praça XV de Novembro para prestigiar a chegada da Chama Crioula nos alegra muito, não é atoa que temos o título de Capital do Fandango, os cavalarianos representando suas Entidades Tradicionalistas e os Piquetes coloriram a Avenida, ainda tivemos o privilégio de ouvir o 1º Piazito Farroupilha declamar uma linda poesia e os casais fandangueiros nos brindarem com uma bela dança, vai ser uma semana de muita festa!”, salientou.

Além da comunidade, que esteve em peso prestigiando a cerimônia, autoridades municipais acompanharam a chegada da Chama Crioula. Estiveram presentes o Prefeito em exercício, Roque Feltrin, a Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vânia Alves Cardoso, o Chefe de Gabinete, Reinaldo Garcia, o Secretário de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Moacir Tiecher, a Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, o Secretário de Administração, Cristiano Wurfel, a Secretária de Planejamento, Orçamentos e Projetos, Caroline Cogo. Orgãos de segurança, representações políticas, 35ª Coordenadoria Regional de Educação e os vereadores, Élvio Feltrin, Edson Damião, José Luiz Machado (Boca) também marcaram presença.