Página inicial > Últimas Notícias > Imunização contra Poliomielite será aplicada no Desfile Farroupilha

Imunização contra Poliomielite será aplicada no Desfile Farroupilha

Publicado: Quarta, 14 Setembro 2022 10:27

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Central de Vacinas, informa que será realizada a imunização contra a Poliomielite em crianças de 01 ano a 04 anos, 11 meses e 29 dias durante o Desfile Farroupilha, no dia 20 de setembro a partir das 14h. O ponto de atendimento será montado próximo a Igreja Matriz, na Praça XV de Novembro.

A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, destaca que a imunização contra a Poliomielite é feita a partir da aplicação de gotinhas e que os pais ou responsáveis podem levar as crianças não vacinadas ao ponto de atendimento portando a carteira de vacinação.

O Prefeito Eduardo Bonotto comenta sobre a vacinação contra a Paralisia Infantil no Desfile Farroupilha: “é mais uma oportunidade dos pais ou responsáveis realizarem a vacinação das crianças, a gotinha contra Pólio é indolor e salva vidas, imunizar é proteger nossas crianças”, pontua Bonotto.

Para aplicar vacinas em atraso a comunidade pode procurar ainda, a Central de Vacinas ou as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A Central de Vacinas, no antigo Hospital São Francisco, atende das 07h às 12h e das 13h às 16h. Já as ESFs funcionam das 08h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

A Poliomielite, conhecida também como Pólio ou Paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. É transmitida por água e alimentos contaminados ou pelo contato com uma pessoa infectada. Devido nem sempre apresentar sintomas, a vacinação é de extrema importância, uma vez que previne o desenvolvimento da paralisia que muitas vezes é fatal.