Página inicial > Últimas Notícias > Programação da 16ª Primavera dos Museus contará com diversos eventos

Programação da 16ª Primavera dos Museus contará com diversos eventos

Publicado: Quarta, 14 Setembro 2022 10:48

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está organizando a programação da 16ª Primavera dos Museus, que acontecerá de 19 a 25 de setembro. A Primavera dos Museus é uma ação sociocultural anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, neste ano, a programação será voltada para o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.

Em São Borja, o evento irá se estender da data estabelecida pelo Ibram. A programação se inicia na Casa Memorial João Goulart, no dia 19/09 às 10h, com a palestra intitulada “Mulheres Empoderadas” que relembrará trajetórias de mulheres históricas. No dia 21/09, a partir das 10h, o palco do evento será o Museu Ergológico da Estância, onde abordarão a conexão de espaços e temporalidades para a valorização da memória social, com uma apresentação intitulada “Viagem Pitoresca pela São Borja Missioneira”.

O Museu Getúlio Vargas terá a presença de dois palestrantes no dia 23/09, a partir das 10h, Jorge Goulart Ross e Rita Gattiboni abordarão o tema “A importância das Constituições de 1934 e 1937 de Vargas no transcurso histórico do Bicentenário da Independência”. No dia 23/09, no Museu Apparicio Silva Rillo, tratará do assunto "Independência e Museus: outros 200, outras histórias” a partir das 16h.

Finalizando os eventos programados, o Museu do Esporte Alcino Rosa realizará no dia 09/10 a Corrida da Primavera, que terá saída do Parque General Vargas (Parcão) às 06h30min. As inscrições para a corrida podem ser realizadas até o dia 06/10 no Departamento de Esportes junto ao Parcão.

O objetivo dos eventos alusivos à Primavera dos Museus é promover, divulgar, valorizar os museus e consequentemente aumentar o público visitante, intensificando a relação dos museus com a sociedade. A Secretária de Cultura, Vânia Alves Cardoso comenta sobre a programação de 2022: “neste ano todo Brasil está intensificando os eventos em torno do Bicentenário da Independência, mas para além desse tema abordaremos muitos outros de extrema importância”, disse.

O Prefeito Eduardo Bonotto convida a comunidade para participar da Primavera dos Museus: “a iniciativa nacional de valorização dos museus é muito importante, em São Borja nossa história é contada com detalhes dentro dos nossos museus, estão todos convidados a participar”, salientou.