Página inicial > Últimas Notícias > Programação da Primavera dos Museus segue reunindo grande público em São Borja

Programação da Primavera dos Museus segue reunindo grande público em São Borja

Publicado: Segunda, 26 Setembro 2022 16:58 | Última Atualização: Segunda, 26 Setembro 2022 16:58

Foto: Danielly Engelmann

Na manhã da última sexta-feira (23/09), o Museu Getúlio Vargas foi palco da programação da 16ª Primavera dos Museus. Jorge Goulart Ross e Rita Gattiboni ministraram uma palestra intitulada, “A importância das Constituições de 1934 e 1937 de Vargas no transcurso histórico do Bicentenário da Independência”, que reuniu diversas pessoas nas dependências do museu.

Já na tarde do dia 23/09, no Museu Apparicio Silva Rillo, foi realizada a apresentação e exposição de obras que abrangem tema nacional, visando valorizar os trabalhos produzidos por talentos de São Borja.

A Primavera dos Museus é uma ação sociocultural anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, neste ano, a programação será voltada para o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. A data estabelecida pelo Ibram é de 19 a 25 de setembro, em São Borja, o evento irá se estender.

No dia 09/10, o Museu do Esporte Alcino Rosa realizará, a Corrida da Primavera, que terá saída do Parque General Vargas (Parcão) às 06h30min. As inscrições para a corrida podem ser realizadas até o dia 06/10 no Departamento de Esportes junto ao Parcão.

Em São Borja, a Primavera dos Museus tem sido organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A Secretária Vânia Alves Cardoso comemora o grande público que tem prestigiado os eventos nos museus: “o objetivo dos eventos alusivos à Primavera dos Museus é promover, divulgar, valorizar os museus, e consequentemente aumentar o público visitante, intensificando a relação dos museus com a sociedade, estamos muito felizes em receber número tão expressivo de pessoas nas dependências destes lugares que contam tanta história”, afirmou.

O Prefeito Eduardo Bonotto destaca a importância dos museus de São Borja: “nossos museus fazem parte do turismo do nosso município, muitas pessoas viajam horas só para conhecer a cultura e as histórias que eles contam. A Primavera dos Museus é uma grande oportunidade para fomentar ainda mais o trabalho desses espaços culturais e históricos”, disse.