Página inicial > Últimas Notícias > No pós-pandemia MAC registra aumento significativo de usuários

No pós-pandemia MAC registra aumento significativo de usuários

Publicado: Segunda, 26 Setembro 2022 17:16 | Última Atualização: Segunda, 26 Setembro 2022 17:16

Gradativamente, à medida que a pandemia da Coivd-19 vai sendo superada, vem crescendo a demanda por serviços no MAC em São Borja. Trata-se da unidade ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que faz encaminhamento e regulação de consultas e exames de média e alta complexidade.

Em São Borja, havia uma grande demanda reprimida por exames especializados, como de tomografia computadorizada e de ressonância magnética. A coordenadora do MAC, enfermeira Giovana Bogo, prevê, porém, que agora a fila de espera deve praticamente desaparecer. Além de passada a fase aguda da pandemia, agora recursos financeiros foram disponibilizados para a realização dos exames.

O Prefeito Eduardo Bonotto ressalta que são quase R$ 400 mil à disposição, verba de emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura. “A previsão é que serão possíveis cerca de 1.200 exames em atraso. Através de gestão compartilhada dos recursos entre o Município e o Hospital Ivan Goulart (HIG), devem ser feitas 600 tomografias e outras 600 ressonâncias. Os serviços já são prestados pelo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital. Além de mais agilidade, isso dá mais conforto a nossos pacientes”, afirma o Prefeito.

A rotina de deslocamentos para consultas, exames e tratamentos em outras cidades registrou diminuição, mas não cessou durante a pandemia. Agora, no entanto, o fluxo praticamente dobrou. “A maioria dos pacientes busca atendimentos para doenças cardíacas, pulmonares e renais”, destaca a secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro. Essa alta demanda pode estar relacionada a sequelas da Covid.

Em relação aos pacientes oncológicos, os primeiros atendimentos são prestados na cidade, no Centro de Oncologia do HIG. Contudo, o local não consegue atender todas às necessidades. Por exemplo, tratamento de radioterapia e de câncer de pescoço e cabeça têm de ser tratados na unidade regional de Ijuí.

A secretária Sabrina chama a atenção para os serviços no campo oftalmológico, agora com serviços agilizados e consultas sendo realizadas em São Borja. “Dois médicos da especialidade, contratados pelo Município, garantem 300 consultas por mês pelo SUS na cidade”, diz ela. Contudo, a Saúde Municipal leva pacientes para outras cidades, para atendimentos especializados e cirurgias oftalmológicas.

Um levantamento realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde indica que, nos períodos de maior demanda, os veículos do serviço de transporte percorrem até 1 milhão de quilômetros por mês. São veículos da frota própria, veículos locados e ainda terceirizados. Os deslocamentos são para centros médico-hospitalares especializados principalmente para Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Passo Fundo, Lajeado, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana.

O MAC funciona no antigo Hospital Ivan Goulart, com acesso pela Rua Mancias Alves. A unidade atende nas segundas, terças e quartas-feiras nos turnos da manhã e da tarde e nas quintas e sextas-feiras no período da manhã. O telefone de contatos é (55) 3431 7732.