Página inicial > Últimas Notícias > Começam as obras da Avenida Beira Rio em São Borja

Começam as obras da Avenida Beira Rio em São Borja

Publicado: Quarta, 28 Setembro 2022 11:38 | Última Atualização: Quarta, 28 Setembro 2022 11:38

Após a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Eduardo Bonotto, têm início as obras de implantação da futura Avenida Beira Rio em São Borja. Inicialmente, aconteceu o levantamento topográfico no local, numa extensão aproximada de 500 metros a partir do lado oeste do Cais do Porto, entre as ruas Tiradentes e da República. O levantamento técnico foi realizado pelos engenheiros Nelson Freitas e Fernando Brasil, representando a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Projetos, e representantes da empresa PB Forte, vencedora de licitação e que terá prazo de 180 dias para a execução das obras.

“A urbanização da orla do rio Uruguai transformará a região do Porto do Angico e conferirá nova performance ao potencial turístico, cultural e de lazer em São Borja e região”, ressalta o prefeito Bonoto.

As obras no complexo abrangerão área de 43.000 metros quadrados, incluindo duas pistas asfálticas de circulação e pistas de caminhada. Igualmente serão implantados serviços de iluminação, drenagem e de uso sanitário.

A secretária municipal de Planejamento, Caroline Cogo, ressalta que, apesar das importantes intervenções das obras, o meio ambiente será respeitado. “O projeto elaborado para a Avenida Beira Rio manterá basicamente o mesmo nível existente à margem do rio e com o cuidado de manter a arborização mais representativa”, explica. O projeto também foi concebido levando em conta a cota de possíveis cheias do rio, sem que eventos desse tipo comprometam a utilização do complexo turístico.

Nessa etapa inicial do projeto, serão investidos cerca de R$ 7 milhões na Avenida Beira Rio. São recursos financiados pelo Badesul S/A e já assegurados à Administração Municipal. Outros investimentos complementares estão previstos, mas dependendo de confirmação orçamentária. Para a instalação, por exemplo, de um Restaurante Panorâmico é prevista parceria com a iniciativa privada.

Na Secretaria Municipal de Planejamento, a equipe técnica trabalha paralelamente para finalizar o projeto da futura Cruz Missioneira. Com 40 metros de altura, será a maior da região das Missões. A cruz terá mirante e ainda abrigará o Museu Missioneiro Apparício Silva Rillo. Hoje o museu localiza-se no centro da cidade. O prefeito Eduardo Bonotto informa que parte da verba necessária para isso já está assegurada.

Em relação à implantação da etapa inicial da Avenida Beira Rio, a projeção é que as obras se estendam até março de 2023. Isso, no entanto, vai depender de condições favoráveis de tempo e clima. A perspectiva é de incrementos significativos no turismo, com reflexo direto na geração de emprego e renda.

“O fundamental é que estamos tirando do papel um antigo sonho”, comemora o prefeito Bonotto.