Página inicial > Últimas Notícias > Representantes de São Borja participam de encontro do Codepampa em Dom Pedrito

Representantes de São Borja participam de encontro do Codepampa em Dom Pedrito

Publicado: Quinta, 20 Outubro 2022 09:26 | Última Atualização: Quinta, 20 Outubro 2022 09:26
Foto: Divulgação PMSB

Na terça-feira (18/10), em Dom Pedrito, aconteceu mais uma assembleia do Codepampa. Trata-se de consórcio que pensa e implementa ações para a Região do Pampa. O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Eugênio Dutra, participou do evento representando São Borja, juntamente com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Moacir Tiecher e o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Projetos (SMPOP), Henrique Stein.

Uma pauta ampla de temas variados dominou o encontro em torno de deliberações. Uma das ações foi o envio dos Termos de Adesão para Prefeitos assinarem e participarem do Convênio do Codepampa, A finalidade é colocar em operação o Instituto Gestão Brasil de Resíduos Sólidos. Na reunião também houve montagem do processo para viabilizar Compras Compartilhadas. Além de itens que já estavam definidos, aconteceu a inclusão do Cercamento Eletroeletrônico e ativação de câmeras de videomonitoramento.

A assembleia ainda aprovou convênio entre o Codepampa e a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. Houve ainda a apresentação do observatório sobre Racismo e Xenofobia. Aconteceram deliberações sobre a realização de uma reunião virtual com secretarias e coordenadorias municipais para tratar sobre o tema.

Já a Caixa Econômica Federal fez apresentação sobre o Edital de Chamamento Público para estruturação de parceria público-privada. Uma das finalidades é oferecer serviço de iluminação pública. Outra é a definição de realizar uma reunião com a Caixa, para aprofundamento da proposta do edital.

Foi inserido na pauta o tema sobre recolhimento de animais de médio e grande porte em vias públicas. Na próxima assembleia será debatido recolhimento e destinação final de pilhas, baterias e embalagens de produtos veterinários. Dez municípios participaram do encontro: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Itaqui, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Borja e Uruguaiana. A próxima assembleia regional será em 1º de novembro, às 9h30min, em Lavras do Sul.