Página inicial > Últimas Notícias > São Borja avança na revisão do Plano de Saneamento Básico

São Borja avança na revisão do Plano de Saneamento Básico

Na manhã da sexta-feira (14/10), São Borja avançou mais uma etapa em relação à atualização do seu Plano de Saneamento Básico. O conjunto de regras e demandas está em construção, abrangendo o ordenamento urbano e rural. A reunião nesta sexta, dos comitês Coordenador e Executivo foi para avaliar e incorporar ao processo os subsídios recolhidos nas 23 diferentes regiões no interior do município.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eugênio Dutra, informa que novo encontro ficou marcado para 4 de novembro, com a finalidade de agrupar as demandas rurais e urbanas na composição do futuro plano de saneamento básico. Na oportunidade serão agrupados os relatórios relativos às propostas do saneamento urbano com as do interior do município. Sairá então um documento único e que será submetido a uma nova discussão com a comunidade, em audiência pública.
Eugênio Dutra explica que o processo relativo à definição do Plano de Saneamento é semelhante à elaboração do novo Plano Diretor. “Os são-borjenses indicarão as principais carências e demandas a serem implementadas, com indicação do prazo necessário para implementação”, informa.
O Prefeito Eduardo Bonotto destaca a importância do conselho e do plano para o desenvolvimento do município, "é uma pauta de extrema relevância e que afeta diretamente cada são-borjense. Além de organizar e progredir no plano de saneamento básico, já temos projetos e iniciativas em andamento para buscar contribuir de forma positiva com o cenário ambiental e de saúde pública de São Borja", afirma.

Esse organograma de ações orientará um plano geral e que será objeto de projeto de lei a ser examinado e votado pela Câmara de Vereadores. A diretriz estabelecida pelo governo federal estabelece que até o final do ano o plano esteja aprovado nos municípios. Em São Borja, acredita-se que isso será possível até dezembro. Além dos diversos órgãos da Prefeitura, fazem parte da discussão instituições como as Universidades, Emater, Corsan e entidades representativas de classe, públicas e privadas.