Página inicial > Últimas Notícias > Estão abertas as inscrições para eleição a diretor de escola

Estão abertas as inscrições para eleição a diretor de escola

Publicado: Sexta, 14 Outubro 2022 11:17

Os candidatos a diretores das escolas municipais de Ensino Fundamental em São Borja tem de hoje (14/10) até o dia 24 de outubro, para realizar suas inscrições para as eleições. O processo tem coordenação geral da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e abrangerá a maioria das 19 unidades escolares de Ensino Fundamental. A eleição ou reeleição dos diretores, para gestão administrativa de três anos, ocorrerá em 10 de novembro. Votam os professores e os funcionários das escolas, os pais dos alunos e ainda os estudantes a partir do 5º ano ou dos 12 anos de idade.

No dia 25, após confirmação da lista de candidatos, começa a campanha eleitoral. No dia 31 as escolas têm de promover assembleia para confirmar o colégio de votantes. Em 8 e 9 de outubro deve ser retirado o material para as eleições que estará à disposição na SMEd.

A eleição no dia 10 é programada para acontecer das 8 às 17h, sem interrupção. Nas escolas com Educação de Jovens e Adultos – EJA, o horário será entre 8h e 21h. Os resultados oficiais do pleito em cada escola tem de ocorrer no dia 11, diretamente na Secretaria Municipal de Educação.

Enquanto corre o período de campanha entre os candidatos a diretor de escola, ainda estará acontecendo capacitação de orientações. São, no total, 40 horas de orientações à distância e presenciais, oferecendo formação técnica sobre gestão administrativa e financeira, gestão na comunidade escolar e sobre relações com instituições públicas e privadas ligadas ao processo educativo.

A capacitação aos futuros diretores é uma novidade no processo, este ano. “Achamos que se trata de ação fundamental para garantir uma melhor entrega de serviços e uma relação mais próxima e humanizada com a comunidade escolar”, diz o secretário de Educação, João Carlos Reolon. A meta, ainda, é oferecer capacitação complementar, em etapa posterior, aos diretores eleitos, antes de tomarem posse.