IBGE segue realizando Censo Demográfico em São Borja
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando o Censo Demográfico em São Borja. O Censo é a aplicação de um questionário de pesquisa que busca dados na intenção de traçar um perfil sobre os brasileiros, ou seja, compreender quem são, quantos são e como vivem a fim de aprimorar estudos e adaptar políticas públicas conforme a necessidade da população brasileira.
Os trabalhadores do Censo em São Borja realizaram uma apresentação do trabalho desenvolvido no município até o momento. O Vice-prefeito Roque Feltrin acompanhou a apresentação e destacou o quanto é importante que esse trabalho avance no município. “Para isso é importante que as pessoas recebam os recenseadores em suas casas e respondam as perguntas. O trabalho do IBGE é muito sério e a população pode conferir através dos meios eletrônicos a veracidade da identidade de cada recenseador”, pontuou.
O IBGE preparou uniforme especial para garantir a segurança dos questionados, que consiste em um colete azul marinho, em sua frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e sua função. Também é possível fazer a confirmação no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181. Para confirmar a identidade do recenseador, basta conferir o crachá com o QR Code.
A importância da participação popular no Censo é primordial, um exemplo de sua importância são os acontecimentos da pandemia, muitas cidades receberam menos doses de vacinas do que o necessário, por conta dos dados defasados. O último Censo ocorreu em 2010 e desde então o país passou por muitas mudanças, como migrações internas e externas e envelhecimento da população, esses dados impactaram na distribuição de vacinas.
A implementação de políticas públicas é realizada utilizando informações colhidas por meio dos questionários do Censo. Muitos repasses de recursos federais e estaduais para o município dependem da quantidade de população para que sejam distribuídos corretamente, são recursos para saúde, educação, segurança, infraestrutura e saneamento básico. O questionário (básico), tem 26 perguntas e leva uns cinco minutos para ser respondido. Uma minoria, cerca de 10% dos casos, vai responder o questionário de amostra com 77 questões, ele leva em média 14 minutos para ser respondido.
O Prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto faz um apelo para que a comunidade receba os recenseadores e responda o questionário: “o Censo é realizado de 10 em 10 anos e é de suma importância que a população participe, é a partir dele que é possível compreender a realidade do país e adequar políticas públicas para suprir as necessidades da nossa população, os dados do Censo tem impacto em tudo, por isso é tão importante que as pessoas recebam os recenseadores e respondam corretamente as perguntas. É totalmente seguro, os recenseadores são treinados e os dados são sigilosos, por tanto, a população não precisa temer nada”, afirmou.
Redes Sociais