Página inicial > Últimas Notícias > Aedes aegypti será tema da Feira Municipal de Ciências

Aedes aegypti será tema da Feira Municipal de Ciências

Publicado: Segunda, 17 Outubro 2022 09:26

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) confirma para o dia 26 de outubro, uma quarta-feira, a realização da sua Feira Municipal de Ciências. O evento será no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas, com atividades a partir das 8 horas.

O tema central, este ano, será a prevenção ao Aedes aegypti, mobilizando a comunidade escolar para o enfrentamento do mosquito que é transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que “normalmente o tema já é tratado nas escolas, mas neste ano está tendo ainda mais ênfase e envolvimento geral.”

As ações pedagógicas de professores e alunos vêm sendo acompanhadas, ao longo de todo o ano, pela equipe do Serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Prefeito Eduardo Bonotto ressalta que “a iniciativa pioneira em São Borja vem sendo multiplicada por outros municípios nas Missões subordinados à 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.”

A feira tem participação confirmada de estudantes das 19 escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), além de escolas estaduais e de universidades. Além da exposição dos trabalhos vencedores nas feiras internas de Ciências, os estudantes apresentarão os trabalhos em destaque no programa de Educação Empreendedora. Trata-se do programa de incentivo e orientação a jovens aprendizes, com coordenação técnica do Sebrae.

Antes da realização da Feira Municipal de Ciências um concurso foi realizado para escolher a marca visual do evento. A aluna Giulia Helena Lucero Jeske, da Escola Ubaldo Sorrilha da Costa foi a vencedora. Ela receberá um tablet como premiação, durante a abertura oficial da feira.