Roda de conversa aborda Síndrome do Ninho Vazio
Nesta semana, uma roda de conversa na Estratégia de Saúde da Família 04 (ESF 04), abordou o tema “Síndrome do Ninho Vazio”, através do programa Rede Bem Cuidar. A conversa foi conduzida pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Fernanda Sasso.
A Síndrome do Ninho Vazio é caracterizada por um sentimento de sofrimento excessivo associado à perda do papel da função dos pais, com a saída dos filhos de casa, quando vão estudar fora, quando casam ou vão viver sozinhos, por exemplo. Se não tratado de forma correta, o sentimento pode se transformar em uma depressão.
Os pais ou responsáveis deparam-se com mudanças em seu ciclo vital e passam a enfrentar sintomas, que podem ter início antes da saída dos filhos e serem acentuados quando os filhos definitivamente saem. A roda de conversa teve como objetivo alertar sobre o problema e auxiliar famílias no enfrentamento do sentimento.
“Os pais podem apresentar tristeza, sofrimento e sentimento de impotência, podendo inclusive haver o desenvolvimento de um quadro de depressão, em alguns casos. Se os pais sentem dificuldade em superar esta fase, devem procurar ajuda e apoio junto de familiares e amigos, bem como de um terapeuta, pois assim é possível falar sobre a situação, expondo os momentos de maior sofrimento e evitando o agravamento”, disse a Secretária de Saúde Sabrina Loureiro alertando para o problema.
Redes Sociais