Página inicial > Últimas Notícias > Escassez de oferta retarda nova encomenda de alevinos

Escassez de oferta retarda nova encomenda de alevinos

Publicado: Segunda, 24 Outubro 2022 12:19 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 12:19

Em São Borja, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) está suspendendo, temporariamente, a segunda etapa de encomenda de alevinos, normalmente realizada neste período. O motivo é a escassez de oferta das espécies mais procuradas. A severa seca no último verão, associada a altas temperaturas, é uma das razões para a escassez de alevinos.

A SMAMA informa que tão logo tenha a questão resolvida o prazo para encomendas será reaberto. O secretário Eugênio informa que em novembro voltará a fazer contato, para repassar orientações aos piscicultores locais. “Estaremos monitorando de perto a situação. O fundamental é não perder o período de verão, o mais apropriado para reposição ou instalação dos criatórios de peixe”, explica Eugênio.

O Prefeito Eduardo Bonotto lembra que na primeira fase de encomendas, este ano, 20 mil exemplares de alevinos foram entregues a piscicultores são-borjenses. Entre as espécies mais solicitadas estão traíra, jundiá, tilápia e dourado. “É um belo investimento, com um custo relativamente baixo, com isso, o produtor familiar pode ser também piscicultor, ampliando seu leque de renda”, destaca Bonotto.