Página inicial > Últimas Notícias > Encontro em São Borja debate plano de ações para a Vacinação nas Fronteiras

Encontro em São Borja debate plano de ações para a Vacinação nas Fronteiras

Publicado: Quinta, 27 Outubro 2022 10:08 | Última Atualização: Segunda, 31 Outubro 2022 08:54

O Vice-prefeito Roque Feltrin participou na manhã desta quarta-feira (25/10), na Câmara de Vereadores Municipal, da reunião precursora que visa o plano de ações para a Vacinação nas Fronteiras.
A reunião contou com representantes do Ministério da Saúde e da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (órgão estadual), além de mais três municípios brasileiros: São Borja, Porto Xavier e Porto Mauá. A partir das orientações dessa reunião, em novembro será realizada uma ampla campanha de multivacinação nas áreas de fronteira.

Em relação ao Brasil, será uma ação conjunta do Ministério da Saúde e secretarias Estadual e municipais de Saúde que estão engajadas em melhorar os índices de vacinação e manter a população em segurança.

A Secretária Municipal de Saúde, Sabrina Loureiro desta que, no caso específico de São Borja, o trabalho será conjunto com a localidade de Santo Tomé. “Organizaremos fluxos que permitam, na prática, a aplicação de todas as vacinas eventualmente pendentes”, destaca a secretária.
No circuito São Borja-Santo Tomé um dos locais de vacinação será o Centro Unificado de Fronteira (CUF) da Ponte da Integração. A meta é atingir o público de todas as idades, possibilitando a chance de imunizações em atraso. “Será importante que cada um tenha à disposição sua carteira vacinal, para que fique facilitado o controle das doses pendentes”, orienta Sabrina.

O Vice-prefeito, Roque Feltrin, destacou a importância da parceria com os municípios fronteiriços e também ressaltou que as campanhas são períodos em que se faz o chamamento mais intenso, mas as vacinas estão disponíveis o ano inteiro, todos os dias, para que todos exerçam o que é um direito e um dever, buscar as vacinas nas salas de imunização. “Nós não queremos voltar a sofrer com doenças antigas, que já foram erradicadas, sobretudo quando sabemos a forma adequada de prevenção”, afirmou.

Além do Vice-prefeito e da Secretária Municipal de Saúde, também estiveram presentes no encontro o representante da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rodrigo Reis; a Secretária Estadual de Saúde CIEVS, Juliana Patzer e a representante do Ministério da Saúde, Luciana Nascimento.