Página inicial > Últimas Notícias > Inicia a campanha visando à eleição de diretores das escolas municipais

Inicia a campanha visando à eleição de diretores das escolas municipais

Publicado: Terça, 01 Novembro 2022 09:14

Das 19 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) em São Borja, 15 terão eleição para a escolha de diretores, considerando o número de matrículas de alunos. A fase de inscrições terminou na semana passada, indicando que apenas uma escola – Francisco Miranda – terá dois candidatos.

As demais terão candidato único, em alguns casos à reeleição. O voto é direto e a campanha dos candidatos vai até 9 de novembro. A eleição será no dia 10/11.

Este ano uma das novidades é a realização de um curso de capacitação aos candidatos. São 40 horas de orientações online e presenciais, a partir de setembro com encerramento previsto para o próximo dia 8/11.

“O nosso objetivo é possibilitar que os candidatos e, depois, os eleitos sejam melhor preparados para uma gestão administrativo-financeira adequada, além de relações harmônicas e de interação com a comunidade escolar”, afirma o Secretário Municipal de Educação, João Carlos Reolon.

A votação no dia 10 será pelos e servidores de cada escola, os pais dos alunos e dos estudantes a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ou 12 anos de idade. As escolas já promoveram assembleia definindo quem vai votar. Nas escolas com Ensino Fundamental convencional o horário de votação será nos turnos da manhã e da tarde, até 17h, enquanto nas escolas com Educação de Jovens e Adultas (EJA), até as 21h.

Quem for eleito terá gestão administrativa de três anos. A posse será no início de janeiro. “A nossa meta é de promover capacitação complementar aos eleitos, sempre tendo como prioridade melhores resultados de gestão e educação humanizada e de qualidade”, garante o Prefeito Eduardo Bonotto.