35ª Feira do Livro de São Borja foi Sucesso de público na Praça da Lagoa
Realizada de 03 a 05 de novembro, neste ano a tradicional Feira do Livro de São Borja contou com novidades que levaram crianças e adultos ao mundo mágico da literatura, a partir de atividades lúdicas, lançamento de livros e programas culturais.
Na manhã de quinta-feira (03/11), o evento iniciou com animação cultural, seguido de apresentações teatrais do prêmio Leitura na Escola. Após as apresentações, outras animações culturais fecharam a primeira manhã de eventos.
As programações retornaram à tarde, com animações culturais e apresentações teatrais. A partir das 17h iniciou o lançamento dos livros “A estância de São Borja: A pecuária de um povo de índios missioneiros” de autoria de Tiara Cristina Pimentel dos Santos e “Memórias das Quadras” de Silvana Haygert. Em seguida o evento contou com a apresentação musical da Fanfarra do 2º RC Mec. E a partir de 19h o protocolo oficial foi apresentado com participação dos homenageados deste ano da Feira do Livro, sendo o Patrono o Colunista Social Deco Almeida, o Homenageado Especial o jornalista e escritor Edson Arce, a Professora Homenageada a senhora Tusnelda Lago, o Escritor Homenageado Ildefonso Barbará Dornelles e o Homenageado Póstumo Ibrahim Mahmud, representado por sua filha Laila Marchezan.
Este ano a Feira do Livro teve como tema “Literatura e Saúde”. Por isso, a Gestão Municipal também realizou a entrega das homenagens aos profissionais da área da saúde na primeira noite de evento. A Enfermeira Gabriela Magalhães recebeu a homenagem em nome do Centro de Triagem que evitou o agravamento da doença, já a equipe da Central de Vacinas recebeu a homenagem pelos índices de vacinação atingidos em São Borja, feito este que proporcionou ao município inclusive premiações no âmbito estadual. O médico Roberto Dellapasqua, também recebeu a homenagem pelo trabalho realizado em prol da comunidade antes, durante e após o período pandêmico.
Na manhã de sexta-feira (04/11), animações culturais e apresentações teatrais abriram o segundo dia de evento. À tarde, mais animações e apresentações. A partir das 17h, o livro “Pampa Soturno” de autoria de Antônio Cândido Silva da Silva foi lançado. Em seguida, mais apresentações culturais e às 18h30min foi realizada a Oficina das Emoções com a Psicopedagoga Ângela Trindade e equipe do Grupo Educacional Professor Roberto. Às 19h aconteceu a Premiação Destaques Kumon e fechando o segundo dia de evento, às 20h a Sessão de Cinema reuniu adultos e crianças para a exibição do filme “Encanto”.
O último dia de Feira começou com o lançamento do livro “Ícaro não pode voar” de autoria de Leandro Silveira Fleck, seguido da apresentação Teatral e Musical: “Dente Mole”, da Escritora Cacá Melo. Em seguida, a Oficina Teatroterapia com o Grupo Teatral Gouwy: Cuidado da mente. Em seguida, outra animação cultural fechou a manhã.
A tarde, os livros, “Maya” de autoria de Gabriela Castilho Dalbosco de Menezes e “Aurora Poemas” de autoria de Andressa Torres Schultz foram lançados. Em seguida os presentes na Feira acompanharam a apresentação teatral “Uma campanha muito louca”, do Grupo Teatral Gouwy: Cuidado da mente através do teatro. Em seguida, o evento contou com um bate-papo sobre Patrimônio São-borjense e representações: história, cultura e arte. Após isso, a Scalco Centro de Artes realizou sua apresentação, seguida do Teatral e Musical: “Dente Mole”, da Escritora Cacá Melo. Às 19h, o Espetáculo “A Gauchinha” da Aldeia Teatral do Município Machadinho fechou o evento.
A Primeira-dama, Fernanda Bonotto, responsável pela organização do evento comemorou o sucesso da 35ª Feira do Livro de São Borja. “Organizamos tudo com muito carinho, o sucesso de público aliado ao olhar encantado de crianças e adultos mostrou que valeu a pena!”, afirmou.
O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que eventos culturais têm ganhado cada vez mais visibilidade na cidade e que têm sido grande sucesso de público, demonstrando a aceitação da população a esse tipo de atividade.
Também estiveram presentes na Feira o Vice-prefeito Roque Feltrin e sua esposa Jaqueline Feltrin, Vereadores e demais autoridades locais.
Redes Sociais