Página inicial > Últimas Notícias > 35ª Feira do Livro de São Borja foi Sucesso de público na Praça da Lagoa

35ª Feira do Livro de São Borja foi Sucesso de público na Praça da Lagoa

Publicado: Terça, 08 Novembro 2022 08:47 | Última Atualização: Terça, 08 Novembro 2022 08:47

Realizada de 03 a 05 de novembro, neste ano a tradicional Feira do Livro de São Borja contou com novidades que levaram crianças e adultos ao mundo mágico da literatura, a partir de atividades lúdicas, lançamento de livros e programas culturais.

Na manhã de quinta-feira (03/11), o evento iniciou com animação cultural, seguido de apresentações teatrais do prêmio Leitura na Escola. Após as apresentações, outras animações culturais fecharam a primeira manhã de eventos.

As programações retornaram à tarde, com animações culturais e apresentações teatrais. A partir das 17h iniciou o lançamento dos livros “A estância de São Borja: A pecuária de um povo de índios missioneiros” de autoria de Tiara Cristina Pimentel dos Santos e “Memórias das Quadras” de Silvana Haygert. Em seguida o evento contou com a apresentação musical da Fanfarra do 2º RC Mec. E a partir de 19h o protocolo oficial foi apresentado com participação dos homenageados deste ano da Feira do Livro, sendo o Patrono o Colunista Social Deco Almeida, o Homenageado Especial o jornalista e escritor Edson Arce, a Professora Homenageada a senhora Tusnelda Lago, o Escritor Homenageado Ildefonso Barbará Dornelles e o Homenageado Póstumo Ibrahim Mahmud, representado por sua filha Laila Marchezan.

Este ano a Feira do Livro teve como tema “Literatura e Saúde”. Por isso, a Gestão Municipal também realizou a entrega das homenagens aos profissionais da área da saúde na primeira noite de evento. A Enfermeira Gabriela Magalhães recebeu a homenagem em nome do Centro de Triagem que evitou o agravamento da doença, já a equipe da Central de Vacinas recebeu a homenagem pelos índices de vacinação atingidos em São Borja, feito este que proporcionou ao município inclusive premiações no âmbito estadual. O médico Roberto Dellapasqua, também recebeu a homenagem pelo trabalho realizado em prol da comunidade antes, durante e após o período pandêmico.

Na manhã de sexta-feira (04/11), animações culturais e apresentações teatrais abriram o segundo dia de evento. À tarde, mais animações e apresentações. A partir das 17h, o livro “Pampa Soturno” de autoria de Antônio Cândido Silva da Silva foi lançado. Em seguida, mais apresentações culturais e às 18h30min foi realizada a Oficina das Emoções com a Psicopedagoga Ângela Trindade e equipe do Grupo Educacional Professor Roberto. Às 19h aconteceu a Premiação Destaques Kumon e fechando o segundo dia de evento, às 20h a Sessão de Cinema reuniu adultos e crianças para a exibição do filme “Encanto”.

O último dia de Feira começou com o lançamento do livro “Ícaro não pode voar” de autoria de Leandro Silveira Fleck, seguido da apresentação Teatral e Musical: “Dente Mole”, da Escritora Cacá Melo. Em seguida, a Oficina Teatroterapia com o Grupo Teatral Gouwy: Cuidado da mente. Em seguida, outra animação cultural fechou a manhã.

A tarde, os livros, “Maya” de autoria de Gabriela Castilho Dalbosco de Menezes e “Aurora Poemas” de autoria de Andressa Torres Schultz foram lançados. Em seguida os presentes na Feira acompanharam a apresentação teatral “Uma campanha muito louca”, do Grupo Teatral Gouwy: Cuidado da mente através do teatro. Em seguida, o evento contou com um bate-papo sobre Patrimônio São-borjense e representações: história, cultura e arte. Após isso, a Scalco Centro de Artes realizou sua apresentação, seguida do Teatral e Musical: “Dente Mole”, da Escritora Cacá Melo. Às 19h, o Espetáculo “A Gauchinha” da Aldeia Teatral do Município Machadinho fechou o evento.
A Primeira-dama, Fernanda Bonotto, responsável pela organização do evento comemorou o sucesso da 35ª Feira do Livro de São Borja. “Organizamos tudo com muito carinho, o sucesso de público aliado ao olhar encantado de crianças e adultos mostrou que valeu a pena!”, afirmou.

O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que eventos culturais têm ganhado cada vez mais visibilidade na cidade e que têm sido grande sucesso de público, demonstrando a aceitação da população a esse tipo de atividade.

Também estiveram presentes na Feira o Vice-prefeito Roque Feltrin e sua esposa Jaqueline Feltrin, Vereadores e demais autoridades locais.