Página inicial > Últimas Notícias > Natal nos Museus movimentou o cenário cultural da cidade

Natal nos Museus movimentou o cenário cultural da cidade

Publicado: Quarta, 14 Dezembro 2022 10:56

O período de final de ano e normalmente de férias, sempre fez crescer o número de visitantes aos museus da cidade. Em 2022, a ida aos espaços culturais ganhou uma motivação adicional com a realização do evento ‘Natal nos Museus’, programação coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL).

No Museu Apparício Silva Rillo, o Museu Missioneiro, a realização foi de uma missa na quarta-feira, 07 de dezembro, assinalando o Natal e o final de ano. Além da celebração religiosa, também teve uma apresentação musical de Apparício Silva Rillo Neto, assim como uma recitação de poesia interpretada por Maria Luiza Cezar.

Já o Museu Ergológico de Estância, na sede do Grupo Amador de Artes Os Angüeras, desenvolveu a programação “Natal na Estância”, na terça-feira dia 06. Fez parte da programação uma exposição de arte em sucata, produzida pelas crianças do Albergue Criança Feliz. Músicos da SMCTEL também fizeram apresentações.

O Museu Getúlio Vargas, por sua vez, realizou programação em parceria com as escolas estaduais Getúlio Vargas, Apparício Silva Rillo e Padre Francisco Garcia. O evento natalino foi em 08 de dezembro, em frente ao museu. Foi apresentada a peça teatral “Cumplicidade de Pai e Filha.”
Foram abordados fragmentos das muitas cartas que eram trocadas pelo presidente Getúlio Vargas e sua filha Alzira. A intenção, com a iniciativa, é mostrar o quanto pai e filha eram próximos e quanto as cartas que se escreviam contam da rica história de São Borja e do Brasil.

O Memorial Casa João Goulart realizou o encerramento do Natal nos Museus com apresentação das crianças atendidas no projeto “Flauta Missioneira,” juntamente com o coral do grupo Maturidade Ativa do SESC e apresentação dos músicos da secretaria e do Grupo de Dança Brave da Igreja Batista. Além disso, o pastor da Igreja Batista também fez uma reflexão sobre o significado do Natal.

O Prefeito Eduardo Bonotto ressalta a importância de todas as iniciativas desenvolvidas pelos museus. “Além de serem iniciativas reveladoras de talento, arte e espiritualidade, mostram a importância da construção coletiva e da necessidade de sempre buscarmos parcerias”, afirmou.

Por sua vez, a secretária de Cultura e Turismo Vânia Alves Cardoso, ressalta que o “Natal nos Museus é um excelente produto a ser trabalhado anualmente, para unir a comunidade e despertar os seus valores de solidariedade e colaboração”.