Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Meio Ambiente alerta para aumento do lixo reciclável no fim de ano e pede descarte adequado

Publicado: Quarta, 21 Dezembro 2022 11:09 | Última Atualização: Quarta, 21 Dezembro 2022 11:09

Ao natural, no período de Natal e de virada de ano, aumenta de forma significativa a produção do chamado lixo reciclável. Em vista disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em São Borja está lançando apelo na comunidade, para que esses materiais reaproveitáveis sejam adequadamente separados e descartados. Essa recomendação prática vale tanto para o lixo separado nas residências e nas empresas, quanto nos contêineres instalados na área central da cidade.

O secretário Eugênio Dutra observa que sempre nos finais de ano aumenta o consumo comidas e bebidas de modo geral, o que faz crescer o descarte de embalagens. Além disso, as pessoas aproveitam para adquirir bens móveis como eletrodomésticos e eletroeletrônicos de modo geral, que possuem embalagens maiores e mais volumosas. “São insumos todos reaproveitáveis, além de outros como vidros, plásticos e similares, mas que, sem manejo adequado, acabam não sendo reciclados”, ressalta o secretário.

As recomendações buscam, na prática, racionalizar os serviços no setor. Isso, conforme acrescenta, ajuda tanto em relação ao recolhimento do chamado lixo úmido, que vai para aterro sanitário, quanto em relação aos materiais que passam por reciclagem no antigo GIAMA no bairro do Passo.

A SMAMA orienta a população que o município possui serviço de coleta seletiva do lixo, que passa em todas as regiões da cidade em diferentes dias. “Esse serviço já é prestado há bastante tempo e as pessoas podem ficar atentas e programar a sua coleta seletiva”, enfatiza o Prefeito Eduardo Bonotto.

Confira o roteiro, a frequência e o horário da coleta seletiva em cada região:

Segunda-feira: Zona Norte/Passo a partir das 10h

Bairros: José Pereira Alvarez, Santa Rosa, Jockei Clube, Vicentinos, Progresso, Porto do Angico, Cais do Porto e Vila da Praia.

Trajeto: Começa no Cais do Porto subindo pela Francisco Miranda e Júlio Tróis até o Parcão, retornando pela Venâncio Aires à partir da Rua Campo Osório. Feito por 2 caminhões.

Terça-feira: Zona Sul a partir das 10h

Bairros: Florêncio Guimarães, Cemitério, Paraboi, Rodoviária, Jardim Primavera, Bettim, Vila Esther, Vila Goulart, Santos Reis, Pirahy

Trajeto: A partir da Rua Engenheiro Manoel Luiz Fagundes

Sexta-feira: Zona Norte a partir das 10h

Bairros: Aeroporto, Vila Kubcheck, Itacherê, Aparício Sampaio, Vila Jaguari, Umbu, Brizola, Vila Cabeleira, São Francisco.

Sábado: A partir das 13h

Bairros: Boa Vista, Saravá, Maria do Carmo, Menegusso, Tiro, Pirahy

De segunda a sexta-feira: Quadrilátero Central a partir das 16h

Trajeto: Abrange a Rua Borges do Canto entre Cabo Pedroso e Andradas entre a Bompland.