Página inicial > Últimas Notícias > Centro Dia do Idoso amplia projeto Bem Estar Idoso

Centro Dia do Idoso amplia projeto Bem Estar Idoso

Publicado: Quinta, 29 Dezembro 2022 08:50 | Última Atualização: Quinta, 29 Dezembro 2022 08:50

Em função do período de Natal e da chegada do verão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) desenvolve o projeto Bem Estar Idoso. Trata-se de iniciativa realizada em parceria com as secretarias municipais de Educação (SMEd) e de Saúde (SMS). Além dos frequentadores do Centro Dia do Idoso (CDI), também são abrangidos idosos assistidos através das Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

A secretária de Desenvolvimento Social, Luciane Bidinoto, explica que, além dos 12 idosos atendidos no CDI, outros 72 foram cadastrados e indicados através das ESFs. “Uma assistente social promoveu encontro e repassou orientações ao público-alvo, possibilitando o início de atividades do projeto”, informa a secretária. Bidinoto ressalta ainda que a finalidade é proporcionar maior autonomia, segurança e bem estar aos integrantes da chamada terceira idade, especialmente no período mais quente, quando, quase sempre, são maiores as dificuldades.

Nesta segunda-feira, dia 26/12, uma enfermeira repassa orientações sobre as rotinas de higiene pessoal. Outro objetivo é indicar as formas mais adequadas de os idosos enfrentarem o calor intenso do atual período de verão. Evitar problemas de baixa ou alta pressão arterial e descontrole dos níveis de glicemia, assim como do sistema cardíaco, estão entre as preocupações.

Já em 3 de janeiro de 2023, terça-feira, uma educadora física coordenará a realização de uma hora de exercícios, contemplando às peculiaridades do público-alvo. Os exercícios físicos seguirão às terças-feiras ao longo do projeto.

No dia 4, quarta-feira, uma psicóloga dará palestra aos participantes do projeto. O tema central será em torno das melhores formas de motivação e de qualidade de vida na terceira idade.

Ainda na quarta-feira, uma fisioterapeuta orientará os idosos sobre as práticas mais apropriadas para que restabeleçam a autonomia. Por seu turno, uma nutricionista dará orientações sobre a adaptação que se faz necessária nas práticas de alimentação em cada faixa de idade.

A titular da SMDS disse que as atividades acontecerão com os frequentadores do Centro Dia do Idoso e parte do grupo indicado pelas ESFs. Dependendo da demanda de participação dos inscritos, poderão ser abertas mais turmas. “A nossa intenção, nessa parceria das três secretarias, é no sentido de que os idosos tenham uma rotina mais confortável e com melhor qualidade de vida, mesmo nesta fase de altas temperaturas em São Borja e na região”, diz Luciane Bidinoto.

Ao mesmo tempo segue o atendimento habitual no Centro Dia do Idoso, no bairro Itacherê. Um veículo da Prefeitura apanha os 12 idosos assistidos no início da manhã em suas residências, levando-os ao CDI. No local eles têm café da manhã, lanche e almoço, participando ainda de atividades de integração e de trabalhos manuais.