Página inicial > Últimas Notícias > Este ano em São Borja foram recolhidas 249 toneladas de materiais recicláveis

Este ano em São Borja foram recolhidas 249 toneladas de materiais recicláveis

Publicado: Quinta, 29 Dezembro 2022 08:52 | Última Atualização: Quinta, 29 Dezembro 2022 08:52

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente em São Borja divulgou relatório indicando avanços nos serviços de coleta seletiva e de reaproveitamento de materiais recicláveis, em 2022, na cidade. Ao longo do ano, 240.982 toneladas de insumos foram coletadas para reaproveitamento. O secretário titular da pasta, Eugênio Dutra, informa que, em média, foram 29 mil quilos de materiais por mês.

Materiais recicláveis e sucatas são recolhidos, a partir de coleta seletiva, em toda a cidade e na localidade de Nhu-Porã. Os números apurados revelam incremento significativo em relação ao ano anterior. Eugênio Dutra explica que a expansão dos resultados se deve à ampliação de serviços, pois dois novos caminhões coletores foram colocados em operação, sendo criados dias e roteiros específicos para coleta de recicláveis. “Isso estimulou a comunidade a ampliar o processo de coleta seletiva, resultando em valor bem maior de materiais para reuso e reciclagem”, afirma Eugênio

O prefeito Eduardo Bonotto ressalta, como outro resultado positivo, o relevante papel social da iniciativa. No GIAMA, que fica no bairro do Passo, funciona a oficina de separação de materiais para a reciclagem e as famílias que trabalham no local contabilizaram um faturamento de R$ 84.478 em 2022. Ou seja, uma média mensal de R$ 7.939,00. “É um dinheiro, portanto, que tem importância fundamental para essas famílias”, destaca Bonotto.

A Secretaria do Meio Ambiente ressalta que segue a campanha de conscientização para o adequado processo de coleta seletiva, visando à reciclagem. O pedido é que, além da separação correta no ambiente domiciliar, também sejam utilizados os contêineres instalados no Centro da cidade. São 60 contêineres à disposição, metade para lixo reciclável e a outra matade para o chamado lixo orgânico.

Como nem sempre ocorre o manejo adequado de materiais, o secretário do Meio Ambiente ressalta que materiais impróprios – os chamados rejeitos – chegam ao GIAMA, dificultando as operações das famílias que trabalham com reciclagem. Agora por ocasião das festas de Natal e final de ano aumenta de forma considerável o volume de materiais para o GIAMA – de embalagem de comida, bebidas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo – que poder virar reciclagem. A solicitação é que itens desse tipo sejam separados adequadamente para o reaproveitamento.