Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de Infraestrutura segue com trabalho de recuperação das estradas rurais

Equipe de Infraestrutura segue com trabalho de recuperação das estradas rurais

Publicado: Quarta, 04 Janeiro 2023 08:49 | Última Atualização: Quarta, 04 Janeiro 2023 08:49

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST) inicia mais um ano de atividades, mas dando sequência à rotina nas operações de conservação da ampla malha de vias rurais que tem de garantir manutenção. Desde a última semana, duas equipes realizam os trabalhos, uma concentrada nas localidades de São João e Rincão das Panelas e outra na localidade 101 e São João Mirim. Na sequência, nos próximos dias, serão atendidas as regiões de Regassom e de Ivaí, incluindo alguns acessos vicinais.

O secretário Moacir Tiecher detalha que as estradas recebem patrolamento e, quando necessário, também cascalhamento. Os serviços ainda incluem desobstrução de valas laterais de escoamento pluvial. Outra tarefa das equipes é conserto e limpeza de bueiros quando for o caso, bem como roçada em acostamentos.

O secretário informa que é utilizada boa parte do maquinário pesado da SMIESUST. É o caso de retroescavadeiras, motoniveladoras, patrolas, rolo compactador, escavadeira hidráulica. Também são empregados caminhões caçamba e equipamentos de apoio.

“Mesmo que insuficientes, as últimas ocorrências de chuva repõem um pouco da umidade no solo e isso facilita os trabalhos”, segundo destaca o secretário.

O Prefeito Eduardo Bonotto avalia que São Borja, “considerando a boa equipe que tem e ainda a renovação do atual parque de máquinas pela atual Administração Municipal, consegue manter a malha viária no interior do município sempre transitável e com adequada conservação.”

O Prefeito ainda destaca que, além das demandas do município, a Prefeitura de São Borja consegue trabalhar em parceria com municípios da região. É o caso de Santo Antônio das Missões. As estradas em territórios vizinhos são mantidas em sistema de rodízio pelas duas Prefeituras. “Como os municípios da região têm grandes extensões territoriais, é natural que nós atuemos em regime de cooperação.”, diz o Prefeito.

Bonotto destaca que facilitar a circulação das pessoas e o escoamento da produção agropecuária será sempre uma prioridade.