Página inicial > Últimas Notícias > Educação amplia seu quadro de educadores

Educação amplia seu quadro de educadores

Publicado: Quarta, 04 Janeiro 2023 09:37 | Última Atualização: Quarta, 04 Janeiro 2023 10:25

Considerando profissionais já efetivados no quadro e os novos a serem incorporados, através de concurso público e de processo seletivo simplificado, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) em São Borja terá, em 2023, um incremento significativo no número de servidores para entregar serviços de qualidade nas 31 escolas municipais – na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Serão, no total, cerca de mil profissionais, entre docentes, atendentes, monitores e servidores de apoio em setores diversos.

Somente para a nova Escola de Educação Infantil (EMEI) Natércia Cunha Santos, são contratados por processo seletivo simplificado 24 atendentes recreacionistas. A esse grupo juntam-se funcionários de apoio, como de serviços gerais e da área de alimentação. A EMEI, na Rua Riachuelo, oferecerá 224 vagas para creche e pré-escolar.

A nova EMEI foi bastante disputada. Uma das razões é que fica na área central da cidade. As instalações passaram por reformas e adaptações, sendo o ambiente ajustado para a finalidade.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Educação projeta a conclusão das obras da EMEI Percival Santos, no bairro Maria do Carmo. A nova unidade vai acrescentar 250 novas vagas, principalmente de creche. Para início de atividades, haverá necessidade de contratação de mais profissionais para compor a equipe de trabalho.

No Ensino Fundamental, onde houver necessidade de ampliação de turmas, será admitido número maior de professores. O concurso público que está sendo promovido oferecerá vagas a 14 docentes de curso superior.

A SMEd conta, atualmente, nos seus quadros 209 atendentes recreacionistas, 498 professores e 277 servidores nas escolas da rede municipal. O total, com isso, atinge 984 educadores.

Capacitações

Está confirmada a data de 16 de fevereiro para o encontro de abertura oficial do novo ano letivo. Já o dia 17 será destinado para encontros administrativo-pedagógicos nas escolas. Quanto à recepção aos alunos é acertada para 23 de fevereiro, uma quarta-feira.

O titular da SMEd, João Carlos Reolon, ressalta que a Secretaria já projeta a abertura do ano letivo e as capacitações para 2023. Haverá palestra-show com Cintia Mara Joner, que abordará uma diversificada grade de temas, como por exemplo: inteligência emocional, ética, ação de ensinar, motivação, liderança e felicidade. A abordagem será através de músicas e dinâmicas com os professores.

A SMEd já firmou continuação para o próximo ano da capacitação de Língua Espanhola em parceria com a Unipampa, por meio do campus de Bagé. Ainda há a previsão da oferta de formação na temática Afro e Indígena, bem como em Primeiros Socorros para todos os profissionais da rede.

Também haverá continuidade a Formação sobre Gestão Escolar para as equipes diretivas do Programa Tempo de Aprender (do MEC) e do programa Alfabetiza Tchê em parceria com o Governo do Estado. Outra ação será Formação Profissionalizante para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), em parceria com o Senac.

Além disso, outras iniciativas pedagógicas já definidas tratam do Programa Brasil na Escola, do MEC, do Programa Aprender Valor, também do MEC, e formação no Sistema e-Cidade.