Página inicial > Últimas Notícias > Previsão de verão seco preocupa em relação ao abastecimento de água

Previsão de verão seco preocupa em relação ao abastecimento de água

Publicado: Terça, 13 Dezembro 2022 13:56

Existe um consenso em relação aos institutos de meteorologia: o verão 2022/2023 vai ser de chuvas escassas no Rio Grande do Sul e, em particular, na região da Fronteira Oeste. A razão principal é o fenômeno climático La Niña, que provoca chuvas bem abaixo da média. Nessa conjuntura, o momento é de preocupação na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) em São Borja. O temor é que possa faltar água tanto para abastecimento humano, como em bebedouros para os animais.

O secretário Eugênio Dutra informa que, nas últimas semanas, já é crescente o número de famílias relatando dificuldades. Ele explica que mesmo poços de balde, que normalmente não secam, já estão ficando sem água, e a tendência é de o quadro piorar. Com isso, tem aumentado o número de pedidos para abastecimentos emergenciais, com caminhões-pipa da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

O secretário lembra que, já há três ou quatro anos, as ações do La Niña castigam a região. “Isso certamente afeta o lençol freático e, portanto, todos os mananciais hídricos ficam mais escassos.” Dessa forma, a recomendação é no sentido de usar a água disponível somente para necessidades essenciais, evitando o desperdício.

Também como consequência de chuvas abaixo do normal, tem aumentado o número de solicitações para a recuperação de redes de abastecimento de água. “Estamos atendendo às demandas na medida do possível, mas temos restrições orçamentárias e também enfrentamos o problema burocrático de, as vezes, ter que fazer duas ou três licitações para solucionar apenas um caso pendente”, explica o secretário.

O Prefeito Eduardo Bonotto ressalta que não é simples abastecer de água as comunidades rurais. “Normalmente são longas distâncias e as redes de distribuição se rompem ou são danificadas. Outro desafio é garantir a fonte de abastecimento, assim como a implantação de sistemas de preservação”, explica o Prefeito destacando que a Administração Municipal faz todo o possível para a amenizar o problema da falta de água devido a seca do verão.

Além do abastecimento humano, também é prioridade na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente garantir bebedouros para as criações nas propriedades. Nesse sentido, mais de uma centena de açudes vêm recebendo operação de limpeza e manutenção. Com o emprego de escavadeira hidráulica ou de retroescavadeira, dependendo do caso, o trabalho é feito em etapas, agrupando várias propriedades de uma mesma localidade em operação em sequência, para que o trabalho seja otimizado.

Pode ser uma imagem de ao ar livre