Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SAE alerta para o aumento de pessoas diagnosticadas com Tuberculose em São Borja
Início do conteúdo da página

SAE alerta para o aumento de pessoas diagnosticadas com Tuberculose em São Borja

Publicado: Sexta, 09 Dezembro 2022 14:10 | Última Atualização: Quarta, 04 Janeiro 2023 14:11
imagem sem descrição.
 

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos. A doença é transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.

Em São Borja, o número de pacientes diagnosticados com Tuberculose aumentou em 2022, no ano anterior eram 35 casos e atualmente o município diagnosticou 42 casos. A doença tem como principais sintomas emagrecimento acentuado, tosse com ou sem secreção por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, cansaço excessivo, falta de apetite, palidez e rouquidão. É recomendado que toda pessoa com sintomas respiratórios por um período maior do que três semanas passe por consulta para investigar uma possível Tuberculose.

O coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), enfermeiro Glauber Marques, conta que o Laboratório de Fronteira do município de São Borja foi contemplado com uma máquina de testagem rápida molecular, que detecta simultaneamente as moléculas da bactéria Mycobacterium tuberculosis. A máquina também realiza a medição da resistência do paciente ao tratamento contra tuberculose. Esse serviço é gratuito à população.

A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, alerta que em caso de sintomas, a população deve procurar as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Os pacientes diagnosticados são acompanhados e tratados pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “Tuberculose é uma doença rara mas que pode ser muito grave se não tratada, então pedimos encarecidamente que quem tiver sintomas procure as ESFs”, ressalta Sabrina.

O Prefeito Eduardo Bonotto também destaca o cuidado com a Tuberculose: “a prevenção da doença é a aplicação de vacina em crianças, a qual previne somente a forma grave da doença. O contágio pode ser evitado com tratamento e orientação dos infectados, então é importante procurarem as ESFs”, pontuou.

Foto: Ritieli Ramos


 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página