Página inicial > Últimas Notícias > Bonotto promove reunião tendo como pauta a concessão da Ponte Internacional da Integração

Publicado: Quinta, 19 Janeiro 2023 09:34 | Última Atualização: Quinta, 19 Janeiro 2023 09:34
Foto: Danielly Engelmann

Com o objetivo de articular e dar encaminhamentos ao futuro da Ponte Internacional da Integração que tem a prorrogação do contrato de sua concessão até o mês de agosto, o Prefeito Eduardo Bonotto reuniu lideranças brasileiras e argentinas nesta quarta-feira (18/01), para uma importante reunião de organização.

Bonotto iniciou o encontro, agradecendo a presença de todos e destacando a importância que a Ponte representa para a economia e desenvolvimento social e turístico dos dois países, mas principalmente dos municípios da fronteira, São Borja e Santo Tomé.

“Estamos falando de uma importante ligação entre Brasil e Argentina, uma vez que a fronteira entre São Borja e Santo Tomé é responsável por mais de 30% de todas as transições entre os dois países. O sistema utilizado aqui é exemplo de agilidade, economia e organização. Enquanto em outros locais o tempo de espera chega a ser de dias, aqui, o profissional tem sua carga e passagem liberada em algumas horas. E é visando, manter a qualidade e o bom serviço que estamos reunindo forças para que a melhor alternativa à concessão da ponte seja definida em tempo hábil sem prejudicar os serviços”, pontua Bonotto.

O encontro que contou com a participação do Intendente de Santo Tomé, Augusto Suaid acompanhado de lideranças de seu governo, da Diretora Executiva da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Gladys Vinci, de representantes do Sindicato de Despachantes Aduaneiros, além da representação da Câmara Municipal de Vereadores, por meio do Presidente Elvio Feltrin e dos vereadores Lindolfo Hardt, José Luiz Machado, Roni Martins e Fabrizio Dipamil (representado pelo seu assessor Iuri da Vida), da representação da ACISB, por meio do Presidente Neronei Cargnin, do Sindilojas, representado pelo Presidente Gilberto Prado, de despachantes aduaneiros locais, representante da Receita Federal, bem como, do Secretário da SMDEID, Darlan Santos, Chefe de Gabinete, Reinaldo Garcia e do Vice-Prefeito, Roque Feltrin, serviu como espaço para troca de ideias, experiências e expectativas sobre os trâmites em relação a Ponte Internacional da integração.

Suaid em nome dos representantes argentinos agradeceu o empenho da administração municipal local em promover debates e encaminhamentos sobre o assunto, “ficamos satisfeitos em saber que do lado de cá, podemos contar com o Bonotto e sua equipe para unirmos forças e junto com os dois governos nacionais, darmos agilidade ao processo da concessão da ponte. É uma pauta importantíssima para o desenvolvimento econômico da nossa região. Somos parceiros para que a melhor alternativa seja encontrada”, afirma o Intendente de Santo Tomé.

O Prefeito Eduardo Bonotto destacou ainda, que alguns encaminhamentos já veem sendo realizados, como reuniões em Brasília e discussões em relação às propostas já apresentadas, “nosso objetivo é trabalhar para que a melhor alternativa seja definida. Sabemos que há propostas dos dois governos, agora, é com diálogo e respeito, darmos o melhor entendimento sobre as iniciativas que veem para somar com o trabalho que já é realizado. Nossa preocupação é em relação ao tempo, uma vez que, estamos conscientes sob a demora que alguns processo burocráticos demandam, nosso desejo é que ao chegar no mês de agosto, os devidos encaminhamentos já estejam resolvidos, sem ter a necessidade de suspensão das importações, exportações e imigrações”, pontua Bonotto.

Como encaminhamento do encontro entre as lideranças brasileiras e argentinas, ficou organizado a criação de uma comissão especial entre poder público, representações comerciais, de transporte e demais órgãos ligados diretamente a pauta, para que o grupo de trabalho possa dar seguimento às discussões e articulações junto aos governos nacionais. Além disso, ainda no final do mês de janeiro, acontecerá uma importante reunião com representantes dos ministérios, governo estadual e federal, tendo o assunto como pauta para possíveis comparações e acertos sob as propostas.

A concessão da Ponte Internacional da Integração será uma das pautas de prioridade da administração municipal, uma vez que, representa importante impacto na economia, geração de emprego e renda, além de movimentar diretamente o desenvolvimento social e turístico de São Borja.

Fotos: Danielly Engelmann