Página inicial > Últimas Notícias > EJA da Escola Municipal Vicente Goulart oferecerá curso de capacitação profissional

Publicado: Quinta, 16 Março 2023 11:07

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart mantém como uma das suas prioridades pedagógicas a oferta de cursos de capacitação e inserção ao mercado de trabalho. São cursos ministrados através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SMEd), e a unidade local do Senac.

Para o primeiro semestre deste ano será oferecido o curso de Frentista, tendo como público-alvo estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Como São Borja tem um grande número de postos de combustível em funcionamento e outros surgindo, há uma demanda crescente por mão de obra.

O secretário de Educação, João Carlos Reolon, não tem dúvidas: “É indispensável que, além dos programas pedagógicos de rotina, nossos estudantes recebam preparo e motivação para trabalhar e para gerar renda”. No segundo semestre do ano passado, o curso oferecido foi de Operador de Caixa, com a perspectiva de atuar na cidade nas atividades do setor.

O diretor da Escola Vicente Goulart, Rodimar Escobar, informa que ainda são recebidas inscrições para a EJA. “A partir dos 15 anos, o aluno pode terminar o Ensino Fundamental eventualmente pendente. Já a partir dos 18 anos, além do estudo convencional, a meta é focar no mercado de trabalho”, explica ele.

Os professores e monitores do Senac desenvolvem, além das aulas específicas de cada curso, também um módulo de orientações e de motivação para o trabalho. “Ter no ambiente escolar, o incentivo e oportunidade aos alunos para a inserção no mercado de trabalho, facilita e encoraja a participação. Incentivar esse vínculo é fundamental”, opina o prefeito Eduardo Bonotto.