Vigilância de Saúde alerta sobre cuidados e prevenção da Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde retoma o alerta em relação à importância dos cuidados e prevenção ao mosquito Aedes aegypti.
Em São Borja, já são confirmados 8 casos de Dengue, 8 casos de Leptospirose e 2 casos de Chikungunya, segundo dados da Vigilância que destacam a necessidade de colaboração de toda a comunidade no combate a proliferação do mosquito.
A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro reforça o pedido de cuidado de cada moradores em evitar água parada, receber os ACEs nas residências para eliminação dos focos, e principalmente, a busca por atendimento médico em casos de suspeita.
Já a Médica Veterinária responsável, Janaína Leivas relembra que sintomas como febre alta (superior a 38.5°C), dores musculares intensas, dores ao movimentar os olhos, além de mal-estar e a aparição de manchas no corpo são sinais de alerta para contaminação do mosquito.
A SMS destaca que o mosquito Aedes aegypti pode ser combatido com iniciativas simples, como a manutenção de pátios, piscinas e reservatórios de água sempre limpos e devidamente fechados, desobstrução de calhas, lajes e ralos, colocação de areia em vasos de plantas para evitar acúmulo de água, bem como, manter garrafas, pneus e qualquer outro material fora do risco de criadouros de focos do mosquito.
Os Agentes Comunitários de Endemias circulam diariamente pelas diferentes regiões do município, informando, conscientizando e monitorando o combate ao mosquito. A compreensão e colaboração de toda a comunidade é fundamental na diminuição de casos.
Redes Sociais