Decreto de Emergência São Borja
Foto: Ritieli Ramos

A administração municipal, representada pelo Vice-Prefeito Jefferson Olea Homrich, esteve reunida nesta manhã para tratar sobre a elaboração de um decreto de emergência devido aos impactos causados pela estiagem que atinge o município e a região, tema que havia sido tratado ainda nesta semana, comandada pelo Prefeito José Luiz Machado.
O encontro desta quinta-feira (16), contou com a presença de lideranças municipais e representantes de entidades ligadas ao setor agrícola e da defesa civil, visando definir estratégias para mitigar os efeitos da escassez de chuvas.
O Vice-prefeito Jefferson Homrich destacou a preocupação do Executivo com os prejuízos sofridos pelos produtores rurais e a necessidade de medidas para minimizar as perdas.
Representando o Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), Marconi Severo, apresentou dados técnicos referentes de como estão as lavouras de arroz.
A Defesa Civil esteve representada pelo Major Sandro Martins, Coordenador Regional e pelo Soldado Leonardo Leão, que reforçaram a importância de ações coordenadas para garantir, por exemplo, o abastecimento de água e assistência às comunidades mais afetadas, além de monitorar os incêndios que tem ocorrido devido ao calor.
Moacir Tiecher, da Defesa Civil de São Borja, também apontou a necessidade de vigília constante e de medidas preventivas, mostrando-se preocupado, tanto quanto o Vice-Prefeito, com os pequenos produtores que tiram de suas propriedades seus sustentos, além da questão social que envolve famílias que necessitam de acolhimento, já monitoradas pelas Assistentes Sociais
O setor produtivo foi representado pelo presidente do Sindicato Rural, Tomaz Olea, que chamou a atenção para o impacto econômico da estiagem e a necessidade de apoio governamental para os produtores. Odacir Decol, da Emater, trouxe informações técnicas sobre a extensão dos danos às safras e destacou o trabalho de orientação e assistência aos agricultores.
O Executivo Municipal aguarda, para terça-feira, (21) relatórios técnicos do IRGA, Sindicato Rural, EMATER e Defesa Civil Regional para definição.
Redes Sociais