Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Começa ano letivo para as escolas municipais de Ensino Fundamental
Início do conteúdo da página

Começa ano letivo para as escolas municipais de Ensino Fundamental

Publicado: Quinta, 15 Fevereiro 2018 11:40 | Última Atualização: Quinta, 15 Fevereiro 2018 11:40

Depois do Ensino Infantil, há duas semanas, agora é a vez das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) iniciarem atividades, em São Borja, no ano letivo de 2018. A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) promoveu ajustes no cronograma inicial de ações e, nesta sexta-feira (16/02), houve reunião nas escolas, de professores e funcionárias, para definições administrativas e pedagógicas. Na segunda-feira, dia 19, será ministrada palestra aos educadores, e a recepção aos estudantes nas escolas será na terça-feira, dia 20.

A palestra, na segunda-feira, será para cerca de 650 trabalhadores em Educação, às 18 horas, no Centro Nativista Boitatá. Será ministrada por Rita Venturini, especialista em relações interpessoais e em questões da área educacional. ‘O conhecimento e seu papel transformador’ será o enfoque central a ser trabalhado com participantes do encontro.

O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que o novo ano de atividades começa sem problemas ou imprevistos nas 19 escolas de Ensino Fundamental. “Os quadros de professores e servidores de apoio estão completos, as escolas estão em condições adequadas, a merenda aos alunos está assegurada e a frota de veículos do serviço de transporte está pronta desde o início do ano”, resume o secretário.

Em São Borja, o transporte escolar administrado pela Prefeitura atende também à demanda da rede estadual de Ensino. A previsão é de que, em 2018, cerca de mil estudantes sejam atendidos. Desse total, 600 são de escolas municipais e os demais do Estado. Entre ônibus, micro-ônibus e vans, será mobilizada frota de 32 veículos, 19 do município e 13 terceirizados.

Como já ocorreu em 2017, a SMEd começa mais cedo o ano letivo, em relação à Secretaria Estadual de Educação, prevendo, também, encerrar antes as atividades. São cinco mil estudantes, entre Ensino Fundamental e Ensino Infantil, matriculados num total de 30 escolas.

O secretário Reolon reitera como um dos destaques a criação de mais de 400 novas vagas no Ensino Infantil, a partir do ano passado. “ Com essas ampliação de vagas, além de conseguirmos acolher mais crianças, já recebemos verba adicional do MEC de R$ 490 mil e, este ano, devemos receber pelo menos mais R$ 600 mil”, explica.

O secretário confirma que capacitação permanente dos educadores segue sendo prioridade. Lembra que para os diretores e equipes de apoio foram repassadas orientações, no início do ano, mas aos docentes de modo geral estão programadas jornadas pedagógicas.

Fonte:DECOM

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página