Página inicial > Últimas Notícias > Jornadas pedagógicas mobilizam o ano todo das escolas municipais

Jornadas pedagógicas mobilizam o ano todo das escolas municipais

Publicado: Terça, 27 Fevereiro 2018 10:31 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2018 10:34

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) em São Borja tem pautado as suas ações por permanente formação pedagógica dos seus docentes, visando qualificação e motivação à atividade. Já em fevereiro foram promovidos encontros, com esses objetivos, para trabalhadores em Educação no Ensino Fundamental e no Ensino Infantil, nos seus diferentes níveis. E o titular da secretaria, João Calos Reolon, confirma que as atividades prosseguirão ao longo de todo o ano.

Agora no mês de março, uma das jornadas de formação, em diferentes datas, será para o Ensino Infantil, abrangendo quem trabalha em berçário, creche, maternal e pré-escolar. Professores do Ensino Fundamental também receberão reforço pedagógico e orientações sobre o programas Mais Alfabetização, do Ministério de Educação, e ainda o programa próprio no setor, desenvolvido pela SMEd para atender demandas do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Para abril estão programados mais treinamentos em favor da adequada alfabetização de crianças do 1º ao 3º anos e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Entre os focos na iniciativa estão melhorias na oralidade, leitura e interpretação da escrita, incluindo noções básicas de Matemática. Outro encontro colocará em reexame o trabalho local do o Programa Nacional Acesso na Idade Certa – Pnaic. Docentes do 4º e 5º ano terão formação de consolidação de conhecimentos e, além desta, outra jornada prevista será sobre o Ensino Religioso. Por sua vez, professores de Português do 6º ao 9ª ano também receberão capacitação.

No mês de maio, o programa de reforço e formação pedagógica da SMEd prossegue as suas ações de incremento à alfabetização nas séries iniciais e na Educação de Jovens e Adultos. Haverá, ainda, jornada relativa ao programa Mais Educação, acontecendo igualmente dois outros encontros distintos para docentes do 6º ao 9º ano nas disciplinas de Matemática e Língua Espanhola. Já o mês de junho será destinado para jornada sobre alfabetização e para o reforço de formação dos docentes que atuam em séries iniciais.

No mês de julho seguem as oficinas de orientação e debate sobre melhoria na alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Melhorar oralidade, escrita, leitura e interpretação estão entre os objetivos. Professores de História e Geografia do 6º ao 9º ano terão formação específica. O projeto ‘Roda de Conversas’, de apoio à EJA, iniciado em 2017, terá sequência. Outro destaque no calendário, em julho, será a Feira Municipal de Ciências, mobilizando toda a rede de escolas.

Prosseguirá em agosto a formação continuada de apoio a quem trabalha na Educação Infantil, nos diversos níveis, com ênfase para recursos pedagógicos. O Ensino Religioso terá, também, mais um encontro de formação pedagógica aos professores. Serão assinalados ainda em agosto dois eventos comemorativos, envolvendo toda a rede de Ensino – em homenagem ao Dia do Supervisor e ao Dia do Estudante.

O mês de setembro terá como um dos eventos em destaque a realização do Festival de Bandas Escolares. Na sequência, acontecerão as comemorações da Semana da Pátria. Nos dois casos, a participação é de toda a rede escolar. No plano pedagógico, ocorrerá em setembro mais uma ‘Roda de Conservas’ da Educação de Jovens e Adultos.

No mês de novembro prosseguem as ações em apoio à alfabetização, com jornada pedagógica para alfabetizadores. A passagem do Dia do Diretor motivará a realização de programação festiva e troca de informações, envolvendo todas as escolas. Toda rede municipal também estará mobilizada para outros dois eventos em novembro – o Prêmio Leitura na Escola e a Feira Municipal do Livro. Em dezembro uma das atividades em destaque será programação nas escolas em alusão ao Dia do Orientador Educacional.

Fonte:DECOM

Imagem:Arquivo