Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura repassa orientações sobre estacionamento rotativo

Prefeitura repassa orientações sobre estacionamento rotativo

Publicado: Segunda, 05 Março 2018 10:46 | Última Atualização: Segunda, 05 Março 2018 11:11

A empresa Stacione Rotativo, contratada pela Prefeitura como nova concessionária para os serviços de estacionamento rotativo na cidade, já está em atividade desde 1º de março. Ao todo foram disponibilizadas 360 vagas, todas na área central, sendo reservadas 12 para idosos e oito para pessoas com necessidades especiais.
A Prefeitura recomenda que os usuários da chamada área azul adquiram antecipadamente créditos de tíquetes de estacionamento. O condutor tem como alternativas para compra: os oito parquímetros instalados, por meio da equipe de nove monitores, pelo site da empresa, em pontos comerciais conveniados ou ainda através de aplicativo de celular.

O supervisor da Stacione, Leandro Pereira, explica que é observada tolerância de 10 minutos a quem estacionar sem créditos. Se, no entanto, não for pago o estacionamento, os monitores da empresa geram notificação de multa. Aí, se a multa não for paga em 24 horas o caso é transformado em infração de trânsito, sendo aberto processo através da Guarda Municipal de Trânsito.

Atualmente, a Stacione Rotativo já gerou 12 empregos em São Borja. Leandro Pereira destaca que esse número vai ser ampliado, à medida que for aumentado o número de vagas de estacionamento. São 700 no total, segundo prevê a lei municipal. A previsão é que a oferta integral ocorra dentro de 90 dias. A empresa concessionária já avalia os futuros locais na cidade para a ampliação dos serviços.

O secretário municipal de Infraestrutura e Trânsito, Edson Damião Ribas, avaliou como positivo o novo serviço de estacionamento rotativo. Ele observa que o fato de o sistema já estar sendo utilizado desde dezembro – sem cobrança e em caráter educativo – ajudou bastante para implantação da atual etapa. “A maioria dos usuários já sabe utilizar adequadamente os serviços”, diz o secretário.

Edson Ribas diz que a Stacione já abriu maior número de vagas do que foi , inicialmente, estabelecido. Também prevê celeridade para a ativação das 700 vagas criadas em lei. O prazo seria de seis meses, mas a projeção é de que isso ocorra em 90 dias. O secretário sugere
que, entre as várias alternativas para a compra de tíquetes de crédito, seja usado, preferencialmente, o aplicativo colocado à disposição pela empresa. “No mundo digital que vivemos, trata-se de sistema mais prático, rápido e que garante plena autonomia de controle ao usuário” -sintetiza.

Fonte: Decom/ Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Stacione Rotativo