Página inicial > Últimas Notícias > São Borja e Santo Tomé organizam força-tarefa para enfrentar a dengue

São Borja e Santo Tomé organizam força-tarefa para enfrentar a dengue

Publicado: Terça, 06 Março 2018 08:25 | Última Atualização: Terça, 06 Março 2018 08:40

Autoridades ligadas à área de Saúde na fronteira de Brasil e Argentina definiram ações conjuntas, em caráter emergencial, para fazer frente à proliferação e riscos acarretados pelo mosquito Aedes Aegypti. As secretarias municipais de Saúde de São Borja e Santo Tomé tomaram a iniciativa do encontro, realizado na sexta-feira (03/03), na Prefeitura de São Borja. Além de sanitaristas locais, também participaram representantes das Coordenadorias Regionais, Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde da província de Corrientes.

No município vizinho de Santo Tomé foram registrados 182 focos de dengue. Além da questão da dengue, a apreensão aumenta porque o Aedes Aegypti também pode transmitir febre Chikungunya e o Zika Vírus.
Foi montada uma força-tarefa para ações coletivas em relação à situação. Como prática, ficou definido que no próximo dia (28/03) será desenvolvida uma ação de repasse de informações no Centro Unificado de Fronteira da Ponte da Integração. Serão distribuídos materiais informativos e abordagens de orientação a quem circular pela fronteira.

Usando mídia sociais, serão formados grupos para troca de informação entre os vários órgãos de Saúde de São Borja e Santo Tomé, do estado do Rio Grande do Sul e da província de Corrientes. A iniciativa visa agilizar o intercâmbio de ações possibilitando especialmente medidas práticas em caráter preventiva e de forma mais rápida.
Além disso, Santo Tomé deve colocar em operação um laboratório regional para exames rápidos de materiais de investigação em relação à dengue e outras patologias. São Borja também deverá se beneficiar com o novo serviço. Hoje a Secretaria de Saúde depende do Laboratório Central do Estado – Lacen, para dispor de laudos de exames. Com esse laboratório em Santo Tomé os laudos podem sair em dois dias, agilizando o processo.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja