Página inicial > Últimas Notícias > Saúde municipal muda e agiliza marcação de exames

Saúde municipal muda e agiliza marcação de exames

Publicado: Terça, 13 Março 2018 12:01 | Última Atualização: Terça, 13 Março 2018 12:04

A partir da próxima segunda-feira (19/03), o serviço de Marcação de Exames de Média e Alta Complexidade – (MAC) muda seu local de funcionamento. A unidade de atendimento está sendo deslocada da Secretaria Municipal da Saúde, em frente à Praça da Lagoa, e vai para instalações do antigo Hospital São Francisco. Os últimos dias foram de reformas, nova pintura e adaptações do novo local.

A mudança visa melhor o atendimento a pacientes e familiares. A supervisora do MAC, enfermeira Manuela Malgarin, explica que as pessoas que se submetem a exames de média e alta complexidade geralmente têm alguma fragilidade de saúde e de desgaste emocional, sendo então necessário garantir, além de apoio clínico, também suporte psicológico. O serviço passa a ser prestado onde vinha funcionando o programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Trabalhando com essa perspectiva de oferecer atendimento adequado, a Saúde municipal está incorporando também uma assistente social à equipe de trabalho. O grupo é composto ainda por uma enfermeira, um médico e oito agentes operacionais. Os atendimentos são prestados das 8 às 12h e das 14 às 17h, de segunda à quinta-feira. A sexta-feira é dedicada a serviços internos.
A demanda de exames e outros procedimentos é grande, segundo destaca Manuela Malgarin. Em média, são marcados três mil exames por mês, 80 cirurgias e outras duas mil consultas especializadas, em São Borja e outras cidades do Rio Grande do Sul.

Os principais destinos, fora da cidade, são Uruguaiana, Ijuí e Santo Ângelo, mas também Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre, por exemplo. Para Uruguaiana são encaminhados principalmente pacientes oncológicos e para Ijuí, os casos de patologias ou exames cardíacos e cânceres na cabeça e pescoço. Já procedimentos de transplantes são normalmente encaminhados para Porto Alegre, enquanto Passo Fundo concentra boa parte da demanda na área de traumatologia.

A supervisora da MAC, e que também atua na área de planejamento da unidade, ressalta que uma das metas tem sido agilizar o encaminhamento dos exames. Adotando uma política de racionalização e escala de prioridades, ela diz que tem sido possível atender mais pacientes, e mais rapidamente. Isso vale, inclusive, em relação a exames de média complexidade.

Manuela Malgarin diz que, há pouco mais de um ano, havia uma demanda reprimida de cerca de 300 ressonâncias magnéticas na cidade, na Secretaria de Saúde. Atualmente, as filas de espera praticamente foram eliminadas em relação à Saúde municipal e os encaminhamentos feitos ao Centro de Diagnóstico por Imagens no Hospital Ivan Goulart. O atendimento mais rápido também registra-se em relação a outros exames por imagens ou de laboratório.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja