Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Cultura trabalha para incrementar parcerias com o IFFar

Secretaria de Cultura trabalha para incrementar parcerias com o IFFar

Publicado: Quinta, 15 Março 2018 10:16 | Última Atualização: Quinta, 15 Março 2018 10:16

Na quarta-feira (14/03), a secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Caroline Batista Cabeleira Aquino, manteve reunião, visando novas parcerias, com o campus local do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O encontro foi com professores e estudantes do curso de Gestão de Turismo, que oferece formação de nível médio e superior.

A secretária Caroline Aquino fez exposição sobre projetos a serem implementados e que podem ter a participação do Instituto Farroupilha. “A meta é que professores e estudantes da instituição ajudem na elaboração de novos projetos nas diversas áreas do fazer cultural”, destaca a secretária. A professora Fernanda Magalhães será uma das coordenadoras dessas ações práticas pelo IFFar.

A secretária de Cultura observa que o Instituto Farroupilha já trabalha, em apoio à administração municipal, no levantamento do patrimônio histórico da cidade. Uma das finalidades principais é um
inventário completo sobre as estatuárias missioneiras e outras peças com referência na área. O acervo está concentrado no Museu Apparício Silva Rillo, o Museu Missioneiro, mas peças também estão espalhadas em vários outros pontos do município, inclusive na mão de particulares.

A secretária Caroline informa que haverá tombamento desse acervo histórico, considerado o segundo mais rico das Missões. Nesse sentido – acrescenta a secretária – o prefeito Eduardo Bonotto pretende instalar o Memorial de São Borja, reunindo a cultura missioneira e o potencial histórico da cidade de Terra dos Presidentes.

Já foram assegurados recursos da Consulta Popular para elaboração do projeto do futuro memorial. O passo seguinte será garantir os recursos financeiros necessários para a execução do projeto, conforme projeta a secretária Caroline Aquino.

Fonte:DECOM

Imagem:Arquivo