Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura irá criar grupo de trabalho visando a instalação de Free Shops

Prefeitura irá criar grupo de trabalho visando a instalação de Free Shops

Publicado: Segunda, 19 Março 2018 09:16 | Última Atualização: Segunda, 19 Março 2018 10:00

A Prefeitura de São Borja e lideranças do empresariado na cidade promoveram reunião nesta sexta-feira (16/03), em que foi formando um grupo de trabalho para acompanhamento permanente do processo de instalação de Free shops. O encontro, coordenado pelo prefeito Eduardo Bonotto, teve também as presenças do vice-prefeito Roque Feltrin e dos secretários municipais da Fazenda, Nilton Koltermann, e de Planejamento, João Pedro Daitx. Já representando o empresariado estiveram presentes os presidentes da Associação Comercial e Industrial, Wolmi Oliveira, e do Sindilojas, Ibrahim Mahmud, o gerentes local do Sesc, Mauro Perobeli, e outras lideranças.

A Receita Federal já aprontou e pode colocar em operação o software que vai ser utilizado para o controle de compras nas lojas francas, até o limite de 300 dólares mensais por pessoal. A previsão é que os primeiros empreendimentos comecem a funcionar a partir de julho, e São Borja confirma que manterá assessoria direta e contínua aos futuros empreendedores.

A Receita estabeleceu como requisitos para implantação de uma loja franca é que o investidor na iniciativa garanta capital em dinheiro de pelo menos R$ 1 milhão ou R$ 5 milhões em patrimônio. Ainda são desenvolvidas gestões para diminuir estes valores, mas o grupo de trabalho formado na sexta-feira já começa a trabalhar de imediato, para auxiliar os empresários interessados. Ficou acertado que pelo menos uma reunião semanal será realizada para trocar informações e avaliar o andamento do processo.

A legislação municipal a respeito dos free shops já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e pela Prefeitura Municipal. As áreas autorizadas para a instalação de lojas francas são a área central da cidade e os principais corredores de acesso.

Durante o encontro, o prefeito Eduardo Bonotto relatou encaminhamentos na sua recente viagem a Brasília, no sentido de a administração municipal auxiliar em futuras ações de geração de emprego e renda na cidade. Uma das reivindicações encaminhadas na capital foi ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, e diz respeito à circulação de caminhões e cargas pela Ponte da Integração.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom