Página inicial > Últimas Notícias > SMEd e Unipampa definem ação, nas escolas, sobre coleta seletiva de lixo

SMEd e Unipampa definem ação, nas escolas, sobre coleta seletiva de lixo

Publicado: Segunda, 19 Março 2018 11:27 | Última Atualização: Segunda, 19 Março 2018 11:36

Professores e estudantes da rede municipal de Ensino desenvolverão, ao longo do atual ano letivo, um projeto de educação ambiental, tendo como uma das atividades centrais garantir adequado destino para o lixo produzido em São Borja. A ação resulta de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), que vai colocar em prática um programa de extensão produzido e colocado à disposição pelo campus local da Unipampa (Universidade Federal do Pampa).

São várias as ações propostas através da iniciativa. Figuram, entre elas, projeto de pesquisa sobre a realidade no município, seminário sobre o meio ambiente de São Borja e realização de curso de formação continuada aos docentes. São ainda previstas oficinas didáticas, gincana nas escolas, concurso sobre o meio ambiente e ainda distribuição de publicações didáticas de apoio. As atividades começam por formação pedagógica específica da universidade a professores municipais.
Essas ações propostas contemplam o programa de extensão da Unipampa ‘Reciclando o dia a dia – promovendo a cidadania’, cuja finalidade principal é a destinação correta de resíduos sólidos. Isso passa por conhecer a legislação a respeito e o destino final que é dado aos resíduos. Outra tarefa é sensibilizar os professores para a importância da coleta seletiva do lixo, difundindoas práticas mais adequadas. Uma das finalidades principais é avaliar como São Borja e outras cidades fazem coleta seletiva e que mudanças têm de ser implementadas em âmbito local.
Os cursos de formação continuada dirigidos aos professores visam renovação, modernização, requalificação e reciclagem em relação ao tema. Entre os papeis propostos estão conscientizar sobre a importância da coleta seletiva no ambiente doméstico, demonstrando as vantagens que tal prática representa, assim como os prejuízos de manejo inadequado.
A Unipampa propõe que seja trabalhado, em oficinas, um conjunto de ações em cadeia em que alguém separa o lixo, alguém faz a coleta, outro recicla e, todos juntos, transformam o mundo. Um desafio será avaliar o volume de lixo produzido pelas pessoas e, ao mesmo tempo, estimular práticas de reciclagem. Entre as oficinas estão visita aos locais de destino do lixo, montagem de composteiras e produção de decorações à base de pet.
Feiras propostas para as escolas devem trabalhar uso criativo de resíduos domésticos inorgânicos, promover a reutilização de itens descartáveis e promover exposição-feira com trabalhos artesanais elaborados pelos alunos. Outra tarefa sugerida é a confecção e apresentação de trabalhos com materiais descartáveis pelos estudantes.
Concurso relacionado a São Borja e o meio ambiente propõe a amostragem das diferentes formas de expressão, desenvolvendo espírito de pertencimento e responsabilidade sobre a realidade atual. Em relação à realização de concurso entre os estudantes da rede municipal, a proposta é que o meio ambiente são-borjense seja o enfoque central.

Fonte: Decom /Prefeitura de São Borja