Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura fomentará geração de renda nos CRAS

Prefeitura fomentará geração de renda nos CRAS

Publicado: Quarta, 21 Março 2018 10:33 | Última Atualização: Quarta, 21 Março 2018 10:35

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) acertaram parceria que vai beneficiar diretamente os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) da cidade. Professores e estudantes dos cursos de Cozinha e de Gastronomia, oferecidos pelo instituto, vão ministrar cursos de orientação e treinamento especialmente no manuseio e produção de alimentos. A previsão é que a iniciativa possibilite, além de melhor chance de aproveitamento dos insumos alimentícios, também permita viabilizar às famílias alguma alternativa de geração de renda.

A parceria foi acertada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, e pela diretora do Instituto Farroupilha, Carla Zappe, tendo também a participação do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, setor ligado ao Gabinete do Prefeito. A previsão é que as ações práticas comecem ainda em março. Pedro Quoos ressalta que a Emater também tem sido parceira de trabalhos no setor. Serão diretamente abrangidos os CRAS Centro, Passo, Paraboi e Leonel Brizola. A ideia é ampliar a ação para as famílias da vila Arneldo Matter e também em algumas localidades no interior do município, uma delas a vila Brites.

O secretário Pedro Quoos está bastante entusiasmado com o acerto estabelecido com o IFFar. “As mulheres, em especial, terão a grande chance de aprimorar conhecimentos e aprendizados em relação ao adequado aproveitamento de insumos alimentícios, não só para o consumo doméstico, mas também com a possibilidade de comercialização”. Ele explica que ações desse tipo já se inserem em um projeto mais amplo, o de uma encubadora social da secretaria.

Pedro Quoos ressalta que, se a iniciativa evoluir de maneira adequada como previsto, poderão ser criadas associações ou cooperativas de mulheres para comercialização da produção. “Isso
permite formalizar a atividade e dispor de CNPJ, o que facilita em todos os sentidos, inclusive em eventual obtenção de crédito”, destaca o secretário. Ele prevê que a Prefeitura terá basicamente como participação, fornecer alguns insumos para que os alimentos sejam produzidos.

Fonte:DECOM/PMSB

Imagem:Ritieli Ramos