Página inicial > Últimas Notícias > Relatório alinha diretrizes para São Borja incrementar turismo

Relatório alinha diretrizes para São Borja incrementar turismo

Publicado: Quarta, 21 Março 2018 10:41 | Última Atualização: Quarta, 21 Março 2018 10:42

A apresentação em São Borja, nesta terça-feira (20), do Relatório de Turismo do Pampa Gaúcho, evidencia que a cidade não apenas como uma das mais antigas, historicamente, no país e destaque nacional como Primeiro dos Sete Povos Missioneiros e Terra dos Presidentes. Há, ainda, um imenso e rico potencial à disposição a ser trabalhado como produto turístico, contanto alguns aspectos que precisam ser trabalhados.

A abordagem a respeito foi apresentada pela consultora e mestre em Turismo Ivane Fávero, ligada ao Sebrae e que, com apoio da Unisinos, coordenou a realização de pesquisa com 1.009 potenciais turistas, para traçar diagnóstico sobre a conjuntura local. Ela também produziu um planejamento sobre o futuro turístico, não apenas de São Borja, mas de 12 outros municípios das regiões Fronteira Oeste e Campanha no Rio Grande do Sul, formadores do Pampa Gaúcho.

Falando ao prefeito Eduardo Bonotto, ao vice-prefeito Roque Feltrin, secretária Cultura Caroline Aquino, e demais secretários municipais e servidores, pela manhã, e à tarde também a empresários ligados ao setor turístico, Ivane Favero alinhou, além da vertente histórico-cultural ligada à herança missioneira e à trajetória dos presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, inúmeros potenciais que podem e devem ser trabalhados. Como exemplos foram citadas a gastronomia local, festival anual na área, o Festival da Barranca, o Carnaval e seus vários eventos, a Trilha da Lua Cheia, a Fenaoeste, as procissões e demais eventos religiosos e as comemorações e desfiles farroupilhas, tendo como referência emblemática e destaque nacional o status de Capital do Fandango.

Como referências materiais ou da paisagem são-borjenses, aparecem o Rio Uruguai, o Cais do Porto, o grupo Os Angüeras, o sítio Preserva, os mausoléus, os CTGs, a antiga Estação Férrea, os parques General Vargas e Serafim Vargas, as praças e monumentos na cidade, a Ponte Internacional da Integração e a sede da prefeitura. Também figuram na lista de referências os diversos museus, com destaque para os memoriais a Getúlio Vargas e João Goulart, ambos revitalizados. As fontes de São Pedro e de São João são outros exemplos citados. Ivane Fávaro destaca que “os são-borjenses precisam se apropriar, de fato, desse imenso patrimônio material e imaterial, dividindo-o com os visitantes é tarefa que se faz indispensável”.

Vencer barreiras

Entretanto, esse diversificado potencial existente carece de algumas ações que precisam ser trabalhadas a fim de aproveitar o máximo potencial. A consulta do Sebrae informa que o diagnóstico produzido a partir da pesquisa mostra que São Borja precisa ampliar sinalização e identificação dos seus produtos turísticos, para que se tornem melhor conhecidos e a todos acessíveis.
Entre os caminhos para isso, Ivane Fávaro diz que o município precisa fortalecer a comunicação e divulgação dos pontos turísticos. A consultora sugere a criação de um site específico e atualizado e aplicativos de celular, por exemplo são exemplos de mídia citadas como indispensáveis.

Um dos trabalhos apontados pelo diagnóstico é qualificar atendentes e operadores turísticos é, também, medida necessária, indicada pelos pesquisados. São Borja tem boas perspectivas no turismo rural, mas, nesse sentido, uma das medidas de apoio necessárias é melhorar ações de infraestrutura. A instalação de um Centro de Informações Turísticas é também considerada indispensável, assim como tombamento de patrimônios históricos e adequado aproveitamento das diversas formas de artesanato.

Ações e investimentos

O prefeito Eduardo Bonotto diz estar convencido que que “incrementar o turismo local, é incrementar o futuro” Nesse sentido, cita como uma metas a implantação do Memorial de São Borja, resgatando o acervo da história das Missões e a trajetória dos presidentes Getúlio Vargas e João Goulart. A estatuária missioneira está sendo localizada e inventariada na região, em trabalho que conta com o apoio do Instituto Federal Farroupilha.

O prefeito Bonotto informou que R$ 30 mil, resultantes da Consulta Popular, estão disponíveis para elaborar o projeto do memorial. O passo seguinte é tentar garantir verba, provavelmente
federal, para a execução das obras.

Em relação ao turismo científico, ainda atrai poucos pesquisadores aos acervos das Missões e dos presidentes nos museus da cidade. São principalmente docentes das universidades locais e
estudantes de Ensino Básico, segundo destaca a secretária municipal de Cultura, Caroline Batista Cabeleira Aquino. O vice-prefeito Roque Feltrin sugeriu que, a exemplo de Passo Fundo, com a Jornada de Literatura, São Borja reúna pesquisadores e intelectuais, para uma “jornada local, como um viés turístico”. Ivane Fáravo aplaudiu a ideia.

A secretária Caroline Aquino anunciou a mobilização da comunidade, com a recomposição de um Conselho Municipal de Cultura. Acrescentou que já existe um Plano Municipal no setor e que pode ser ajustado.

Fonte:DECOM/PMSB

Images: Turismo